Netojuu No Susume | Review

3 anos atrás
1798

Meus queridos leitores, venho falar de um anime que eu simplesmente me emocionei assistindo como poucas vezes na vida. Netojuu No Susume é uma história que envolve dois fatores que todo jovem do século XXI passa ou já passou: Depressão e vício em jogos em excesso. Sério, que atire a primeira pedra quem não teve pelo menos um dos dois…

Signal.MD/Divulgação

A protagonista é uma mulher de 30 anos chamada Moriko Morioka, desiludida da vida, muito depressiva, antissocial que largou o trabalho e vive na frente do computador o dia inteirinho. Entediada, resolve baixar um jogo MMORPG, um jogo similar ao que jogava na adolescência. Ao se aprofundar na vida virtual, descobre que nem tudo é apenas virtual.

– “Santo Cristo redentor da cidade maravilhosa!”, era o que eu gritava enquanto assistia o desenrolar da história. Vocês acreditam em coincidência? Essa palavra por muitos anos foi descrita por mim como algo que eu não acreditava, eu sempre encontrava um jeito de desmistificar acontecimentos que alguns olhos enxergam como coincidência mostrando a razão. Mas há momentos em que a razão perde a razão e é assim que a vida nos dá uma injeção de autoestima e nos impulsiona pra frente, é aquele peteleco na orelha que precisávamos para acordar.

Dentro do jogo, ela decide criar um personagem masculino e de idade jovem chamado Hayashi, porém, com poucas habilidades e sempre morrendo, surge uma personagem feminina oferecendo-lhe ajuda e querendo ensinar a jogar, Lily possui uma beleza que atraía todos os tipos de homens, logo conta que no início rolava assédios de homens e ela mesma teve que aprender a conviver com isso por um tempo, para depois conseguir jogar normalmente se divertindo. Olha, aqui vai um comentário pessoal meu: Homens costumam ser chatos para C#$%&*@ quando sabem que é uma mulher jogando, parece que vira um animal, sério, precisa ser desrespeitoso assim? Não entendem que se uma mulher está ali é porque ela só quer jogar, se divertir e entreter no jogo e não flertar ou dar em cima? Eu não digo isso a todos os homens, mas em geral isso acontece, então deixo meu apelo aqui e peço que respeitem as mina tio! Elas querem espaço e diversão tanto quanto nois, morô?

Signal.MD/Divulgação

Voltando à Netojuu No Susume, Lily vê uma grande empatia em Hayashi e sem saber que é uma mulher por trás do personagem, se tornam grandes amigos à primeira vista, apresenta seu grupo de amigos, conhece mais amigos virtuais, como Kanbe, Lilac, Pokotarou e Himeralda. E essa estava sendo sua nova vida, confesso que eu já passei por isso por muito tempo, quem nunca abandonou a vida real vivendo em suas fantasias? Seja jogo online, livros, tv, seu hobby, enfim, se fechar em nosso mundinho é algo super comum e que a maioria se sente inferiorizada achando que é só com ela que acontece! Vou te contar um segredo que ouvi de um velho sábio uma vez: “Se você já teve depressão, significa que você possui uma boa alma.”

O único lugar que ela vai quando sai de casa é no mercadinho, sempre no mesmo mercadinho e é exatamente indo lá que a magia da coincidência acontece. Antes de continuar pense comigo rapidão: Você já pensou viver uma vida 100% virtual e, por uma obra do destino, as pessoas que você mais conversa estão muito mais próximos a você do que imagina? Pois é, isso aconteceu com nossa solitária protagonista.

Agora mais do que isso, já imaginou contar seus segredos a alguém virtual e, essa pessoa aparecer em sua vida real? Eu diria convicto que curaria a depressão num instante, mas isso na prática não é bem assim né… Têm alguns fardos na vida que nos fazem paralisar, ter pavor, não socializar, e só nós mesmos podemos quebrar esses tabus impostos por nós mesmos, mas quando aparece em cena Sakurai Yuuta, vêm aquele leve peteleco na orelha, ou melhor, uma baita cotovelada na cara, pois é assim que se conhecem, em um grande esbarrão entre os dois numa esquina.

Signal.MD/Divulgação

É impressionante como na internet é impossível descrever a personalidade de alguém, pois ela que é tão comunicativa e falante virtualmente, mas na realidade tem um problema sério de autoestima, se acha inferior aos outros, menospreza ela mesma, se humilha, a tímidez fala mais alto, tem auto-DESconfiança em si mesma e isso além de ser muito triste ver, mostra como é MUITO difícil ter um relacionamento nessas condições, é uma tarefa muito, muito, muito complicada e em várias ocasiões deixa essa impressão muito evidente no anime.

E não é porque é uma mulher protagonista que não acontecem com os homens, isso está tão presente em nós, não podemos só aceitar o pessimismo reinar em nossas vidas, temos que conviver com esse lado triste e doloroso da vida, mas também temos de se soltar, extravasar, se divertir, se permitir, se aceitar, se AMAR.

Jogos online é uma grande fonte de amizade, amizades virtuais fazem um bem danado, mas temos que ter consciência que a vida fora do computador te espera e que sempre tem alguém lá fora, seja parente, amigo, namorada(o), enfim, que nos receberá de braços abertos quando a melancolia bate.

Netojuu No Susume tem apenas 11 episódios e me fez enxergar que pequenos gestos geram grandes resultados e se você tem depressão ou conhece alguém, por favor, indique este anime. Se me mudou, pode mudar você também!

Signal.MD/Divulgação