Olhos de Gato | Conheça o filme em anime que estreou na Netflix!

O filme em anime Olhos de Gato (em japonês – Nakitai Watashi wa Neko o Kaburu), era para ter estreado no dia 5 de Junho nos cinemas japoneses, mas com a pandemia do Covid-19 a estreia foi cancelada e com isso a plataforma de streaming Netflix adquiriu os direitos para distribuir globalmente.

A obra fez sua estreia no dia 18 de Junho deste ano, sendo dirigida por Junichi Sato e Tomotaka Shibayama, com o enredo sendo desenvolvido por Mari Okada. Além de ser o segundo longa-metragem do Studio Colorido.

 

Temos como sinopse oficial:

Ela se transforma em uma gata para conquistar o crush. Mas, sem que se dê conta, fica cada vez mais difícil distinguir a versão humana da animal“.

 

Confira abaixo o trailer:

Nakitai Watashi wa Neko wo Kaburu - Trailer Legendado em Português

 

 

“A partir deste ponto terá spoilers do filme e críticas cinematográficas”

 

A história de Olhos de Gato inicia-se mostrando a vida difícil de Miyo Sasaki e seus problemas familiares: seus pais se divorciando, seu pai que ficou com sua guarda acaba de se casar com outra mulher. Enquanto passa por sua fase turbulenta, a jovem “Muge” como é conhecida, se apaixona por um rapaz de sua sala chamado Kento Hinode.

Durante o filme recorda-se das animações do Studio Ghibli, por tratar de assuntos delicados de uma forma envolvente dando a lição que não devemos desistir. A sutil diferença entre os estúdios Colorido e Ghibli além do tempo de atuação no entretenimento de animações, é a abordagem que utilizam, sendo que o mais conhecido faz de forma mais escondida e não tão abertamente. O designer de ambientes e luzes também foi abertamente inspirado no estúdio fundado por Miyazaki.

 É simples e romântico com toques de magia, drama e fantasia. A trilha musical é tranquila guiando de forma harmônica com as cenas e diálogos que acontecem, combinando perfeitamente com o designer simples que serve como atrativo para os telespectadores. Fazendo com que o longa-metragem seja um convite não apenas pela sinopse que lhe apresenta, mas pelo conjunto completo que foi nos disponibilizados.

Principalmente por ser uma obra originalmente japonesa e não feita para agradar o público de forma mundial.

Imagem de divulgação de Olhos de Gato pela Netflix

Algumas pessoas podem achar a protagonista Muge, um pouco irritante pela sua personalidade e como age publicamente perto de sua amiga e interesse amoroso, mas conforme vamos entendendo sua vida até o ponto que somos apresentados durante o festival, entendemos a questão dela ser deste modo.

É um anime que podemos tirar uma lição de moral por todo o enredo. Muitas questões são levantadas como: querer levar outra vida que não é a nossa, depressão, abandono parental e questões parentais m divórcios, entre outros. Podemos recordar muitos fatos que acontecem em nossas vidas, fazendo que a experiência se torne ainda mais imersiva.

Conjuntamente perceptível a utilização da metáfora de usar a máscara de gato como uma fuga de rotina e da vida que levamos, enquanto nos entretemos em manter uma vida irreal e perdendo do que realmente somos. Ou do que queremos ser. Já que Miyo consegue fazer a transformação completa em gato, pois queria levar outra vida que não envolvesse seus familiares; enquanto Kento perto do final, apenas transforma suas mãos em patas, por querer ser ceramista e não enxerga o potencial em si. E quando nos perdemos no mundo da imaginação que criamos para fugirmos do mundo real, perdemos nossa face humana e acabamos virando gatos. Tudo é muito subjetivo, cada qual buscando uma fuga considerada necessária.

É um filme extremamente cativante e belo, com um desenvolvimento que consegue fechar todas as questões levantadas durante o decorrer da obra. No qual é recomendável para diversos tipos de público, por trazer aquele conforto em nossos corações e mentes.

 

Olhos de Gato encontra-se disponível pela plataforma de streaming Netflix, ainda está apenas legendado por não possuir dublagem brasileira.

Sair da versão mobile