Yoshihiro Togashi publica carta sobre seus problemas de saúde em exposição de arte

O mangaká Yoshihiro Togashi, autor de obras famosas como Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter, está com uma exposição de arte em Mori Arts Center Gallery de Tóquio no Japão. E para agradecer o autor publicou uma carta onde comentou também sobre seus problemas de saúde (via ANN). Confira abaixo:

“Tenho o prazer de anunciar a exposição de Yoshihiro Togashi -PUZZLE-.Isso só foi possível graças aos sentimentos calorosos e apoio dos leitores. Permitam-me expressar minha sincera gratidão a todos vocês.

Isso foi duro da minha parte, hein? Eu também acho. Você provavelmente está pensando: “Vá desenhar o próximo capítulo já.” É verdade que não consegui sentar em uma cadeira por dois anos, o que me tornou incapaz de desenhar, mas jogando os métodos convencionais de lado, consegui retomar o desenho de alguma forma. Pessoal, peço sinceramente que cuidem de suas costas e quadris. Apenas duas semanas antes de escrever esta mensagem, eu não conseguia ficar em posição de limpar minha bunda e tinha que tomar banho toda vez que fazia cocô. Demora 3-5 vezes mais para eu fazer movimentos diários. Seus quadris são importantes.

Então, se você estiver na exposição e por acaso deixar cair alguma coisa, recomendo assumir uma postura agachada de sumô ao pegá-la. Atenciosamente, Yoshihiro Togashi.”.

Na carta Togashi publicou uma ilustração para detalhar a posição em que ele consegue trabalhar com a legenda: “Atualmente, só posso desenhar nesta posição“.

Carta Yoshihiro Togashi

A exposição ficará aberta no período de 28 de outubro a 9 de janeiro. A exposição incluirá mais de 350 peças de arte manuscrita e ilustrações coloridas.

Aproveite e confira 8 Fatos sobre Yoshihiro Togashi:

08 Fatos sobre o criador de Hunter x Hunter | NERDTalk 22

Sinopse do anime:

“Monstros amedrontadores, criaturas exóticas, riquezas vastas, tesouros misteriosos, terras vis e terras inexploradas… Gon parte em uma aventura para se tornar um caçador profissional que arrisca a própria vida em busca do desconhecido. Pelo caminho, ele conhece outros participantes da Prova dos Caçadores: Kurapika, Leorio e Killua. Será Gon capaz de vencer os grandes desafios da Prova de Caçadores e se tornar o melhor do mundo? Esta jornada selvagem e épica está prestes a começar!!”.

Todos os episódios de Hunter x Hunter encontram-se disponíveis na Crunchyroll.

Leia mais sobre: Hunter x Hunter.

Sair da versão mobile