Eternos | Chloé Zhao espera que Eternos não seja censurado em outros países

A diretora Chloé Zhao espera que Eternos não seja censurado em outros países, devido aos personagens LGBTQIA+ existentes na trama.

Em Eternos, acompanhamos um grupo de super heróis de diferentes etnias, gêneros e sexualidades — e é aí que entra Phastos, o primeiro herói gay assumido da franquia, que vive junto de seu marido e seu filho. Por esse motivo, o filme vem com a promessa de ser um dos mais importantes para o MCU.

 

Sempre que mencionada a presença de personagens LGBTQIA+ no entretenimento, um medo dos estúdios é que essas produções acabem sendo censuradas ou banidas de países onde essa minoria ainda é criminalizada. Em alguns lugares como a Rússia e a China, cenas envolvendo personagens LGBTQIA+ – ou qualquer outra minoria – são alvo de repúdio.

 

Em entrevista recente ao IndieWire, a Zhao disse que não quis fazer o mesmo com seu filme:

“Eu não sei de todos os detalhes mas eu acredito que as discussões foram feitas e que há um grande desejo da Marvel e meu – nós falamos sobre isso – para não mudar o corte do filme. Estou torcendo por isso. A forma como a história de Phastos se desenvolve no filme revela como ele é alguém que só vê a humanidade como um todo e acredita que a tecnologia vai resolver os problemas. Obviamente, ele perdeu a fé em nós pelas coisas que já fizemos. E ele teve que parar de nos olhar para nós como um coletivo e olhar para a pessoa pela qual ele se apaixonou, e seu filho, para reconquistar a fé na humanidade. É como nós quando ligamos a televisão e pensamos que tudo está perdido, e então quando voltamos para casa, olhamos para nossos amados e nossos filhos e pensamos: ‘Bem, na verdade isso é algo pelo qual vale a pena lutar’.”

 

A prática do corte de cenas do tipo por estúdios é alvo de inúmeras críticas nas redes sociais, já que mostra o descaso das grandes empresas com o público LGBTQIA+, afinal, esses personagens são inseridos sem nenhuma intenção de representar, de fato. Levando em conta que Eternos provavelmente não será exibido na China, devido aos posicionamentos políticos de Zhao, é provável que a Marvel e a Disney optem por manter o corte já feito.

 

Além disso, Chloé explicou um pouco sobre a presença dos personagens em seu filme. Para ela, era de suma importância tornar a história de Phastos “real e autêntica”, para criar um senso de afinidade com o público. Por isso, ela justifica a decisão de manter as cenas envolvendo o casal no filme.

“Ao posicionar essa família nessa situação específica e ter momentos onde tudo é real e autêntico… o público precisa sentir isso para se importar. Do contrário, não haveria um motivo para colocar isso na tela se você não fosse sentir.”

 

Chloé Zhao espera que Eternos não seja censurado em outros países, pois é comum que estúdios evitem cenas de personagens LGBTQIA+, para que o filme como um todo não seja banido e haja lucros para o estúdio e seus realizadores. Um exemplo disso está em Star Wars: A Ascensão Skywalker, onde um beijo entre duas personagens foi cortado da edição final.

 

Em Eternos, acompanhamos um grupo de super heróis que precisa salvar a Terra de uma grande ameaça alienígena, que ocorre após os eventos de Vingadores: Ultimato. O filme é dirigido por Chloé Zhao e no seu elenco, há nomes como: Richard Madden, Gemma Chan, Angelina Jolie, Kumail Nanjiani, Brian Tyree Henry, Barry Keoghan, Don Lee, Lia McHugh, Lauren Ridloff e Salma Hayek.

 

O filme estreia nos cinemas no dia 4 de novembro.

 

Conheça os Eternos:

 

Eternos | Marvel Studios | Conheça os Eternos | Featurette Oficial Legendado

Sair da versão mobile