O futuro preocupante de Halo Infinite

Nas últimas semanas, grande parte da comunidade de jogadores de Halo Infinite expuseram suas frustrações quanto à ausência de conteúdo para o modo multijogador do game. Halo Infinite foi lançado no fim de 2021 e agradou a maioria do que era uma base de fãs fragmentada, tecendo um novo marco zero e uma direção que prometia (e como um jogador de longa data, posso afirmar que cumpriram) agradar os fãs da velha guarda e novas gerações.

Com uma campanha em mundo aberto que e um lançamento avassalador no Xbox Game Pass (serviço de assinatura da Microsoft), marcando vinte milhões de jogadores, Halo Infinite conquistou sua maior base de jogadores na semana de lançamento de todos os Halo’s anteriores, mas infelizmente também conquistou uma queda na base de jogadores tão avassaladora quanto às primeiras semanas do lançamento de Halo 4.

Planejado como um live-service, ou seja, um jogo que constantemente receberia atualizações e conteúdos para engajar a comunidade e captar dinheiro por via de microtransações, visto que o modo multijogador é gratuito, Halo Infinite recebeu diversas críticas com relação à carência de conteúdo. Diversos elementos presentes nos lançamentos dos jogos anteriores, como um modo cooperativo e um modo de criação de mundos, foram adiados juntamente a temporadas com mapas e material adicional.

O resultado disso foi uma queda brutal no número de jogadores, que preferiram jogar a coletânea consagrada da série ao invés do jogo que há cinco meses recebe pouquíssimas atualizações com relação a novos conteúdos. Tendo em vista problemas para suprir demanda (vale salientar que a 343 Industries, desenvolvedora de Halo, é um dos maiores estúdios da Microsoft), a Certain Affinity, estúdio que já trabalhara com Halo em ocasiões anteriores, agora também trabalhará como um time de suporte para futuras temporadas.

Há muitas discussões na comunidade sobre quais seriam as melhores opções para recuperar a parcela do público perdida. Alguns dizem que um modo Battle Royale seria uma boa alternativa, outros dizem que uma expansão para a campanha atrairia mais jogadores, e outros falam sobre modos criativos. Essa é uma longa discussão com inúmeras incógnitas tendo apenas um coeficiente em comum: incerteza.

Sempre gosto de ser otimista no cenário dos jogos, mas não posso dizer com certeza o que dará ou não dará certo nessa indústria tão conturbada e imprevisível, pois já vimos jogos que deram a volta por cima, a questão é, quando essa volta por cima chegará para Halo Infinite? Somente o tempo poderá nos dizer, ou melhor, somente o tempo e um camarada (que por sinal escreveu este artigo) que acompanhará as mudanças e trará o reerguimento (ou queda) deste jogo.

Sair da versão mobile