Roblox | Empresa é acusada de explorar jovens a criar conteúdo

Roblox é um dos games mais jogados na atualidade pelo público jovem, principalmente devido a suas ferramentas facilitadas de desenvolvimento de jogos dentro da plataforma, e a promessa de receber dinheiro por eles. Porém, segundo o que aponta uma investigação realizada pelo canal People Make Games, a Roblox Corporation trata o processo de forma a explorar o seu público numa criação massiva que mantém os seus lucros enquanto as chances de que algum deles de fato receba algo em troca seja praticamente nula.

Para se ter uma ideia, a plataforma conta com cerca de 200 milhões de usuários mensais, a grande maioria crianças, e uma produção de cerca de 20 milhões de games neste mesmo período. O desenvolvedor recebe pela sua criação apenas quando outros usuários gastam a moeda do game, a Robux, dentro dele, porém, os seus recebimentos só podem ser convertidos em dinheiro real quando atingem a quantia de 100 mil Robux, que apesar de equivalerem a mil dólares, levando em conta a quantidade de jogos publicados e o quanto é realmente gasto em cada um deles, este valor se torna um sonho praticamente inatingível, servindo apenas como uma meta que mantém os jogadores ativos, pois, se não bastasse, só é possível receber caso se tenha mantido a assinatura mensal do game, algo em torno de 30 reais.

A investigação também aponta que a Roblox Corporation compra a moeda virtual a uma taxa diferente da que ela é vendida. Por exemplo, se um jogador gastasse mil dólares para adquirir 100 mil Robux, o criador do game só receberia 350 no câmbio.

Leia mais sobre: Roblox

Sair da versão mobile