Serious Sam: Siberian Mayhem | Review

Serious Sam: Siberian Mayhem é uma expansão Standalone de Serious Sam 4, lançado em setembro 2020, desenvolvida pela Croteam juntamente com a Timelock Studio e é distribuído pela Devolver Digital. Recebemos com antecedência o jogo para testes e estamos aqui hoje, para compartilhar nossas experiências com esse novo game.

Por se tratar de um DLC Standalone, o mesmo não requer que você possua o jogo base, porém, vale ressaltar que será um grande adicional ter jogado a campanha de Serious Sam 4 original, pois, os acontecimentos desta expansão estão ligados ao jogo base.

Sendo um “midquel”, Serious Sam: Siberian Mayhem fornece uma visão estendida dos eventos de Serious Sam 4 e se passa entre os níveis penúltimo e final da campanha original. Enquanto a humanidade luta em uma guerra devastadora contra forças extraterrestres da Horda de Mental, o protagonista Sam “Serious” Stone e a equipe de aquisição de artefatos alienígenas liderados pelo general Howard Brand possuem um poderoso artefato conhecido como Santo Graal, que pode ajudá-los a mudar o rumo da guerra.

Por mais esperançoso que pareça, o General Brand trai a humanidade, adquire o Graal, que corrompeu seu corpo e alma, e parte para Tunguska para entregar o artefato a Mental e se tornar um de seus servos. Com Serious Sam sendo cortado de sua equipe e terminando no distante Círculo Ártico, ele agora precisa encontrar um caminho para Tunguska pelas terras da Sibéria para parar Brand e impedir seus planos viciosos.

É impossível citar Serious Sam, sem comparar com Quake, Doom e até mesmo Duke Nuken, afinal de contas, você sai por aí matando criaturas aos montes ao som de uma trilha sonora com rock pesado, com uma jogabilidade muito rápida e frenética. E neste quesito o jogo cumpre muito bem seu papel.

Com hordas de inimigos aparecendo dos quatro cantos da tela, dos mais variados tipos, grandes, pequenos, rápidos, fortes, humanos, mecânicos e gosmentos. É uma variedade bem satisfatória e é possível ver o trabalho que os desenvolvedores tiveram de trazer um jogo que por mais repetitivo que seja, que não seja maçante, pois, essas variedades trazem maneiras diferentes de se jogar, o que faz com que o jogo seja bastante fluído e você não sinta que está fazendo a mesma coisa o tempo todo.

Graficamente falando, o jogo possui bons gráficos para o padrão da geração PS4/XBOX ONE, nada surpreendente, porém são gráficos satisfatórios tendo em vista a ambientação, quantidade de inimigos no cenário, e principalmente devido à suas mecânicas, pois, no game é possível pilotar veículos e robôs, os quais mudam bastante a forma de se jogar, todos esses recursos tornam o jogo único e muito divertido. Vá por mim, atropelar hordas de criaturas em cima de um Snowmobile é muito divertido.

Acredito que devido à estarmos testando uma versão para imprensa o multiplayer não estava habilitado (não encontrava partida), portanto não pudemos testar o modo cooperativo, entretanto, assim que o mesmo for liberado farei questão de jogá-lo, pois, jogos desse gênero ganham um tempo de vida extra ao ser jogado com amigos.

Quanto ao desempenho, o jogo foi jogado inteiramente com mouse e teclado, não houve presença de bugs, crashs ou travamentos. O game é bem leve, não exige um hardware muito potente e está bem otimizado.

Aos que jogaram Serious Sam 4, e gostaram, a compra desta expansão é recomendadíssima, o game conta com novas armas, veículos, inimigos, uma jogabilidade refinada e só trás adições para complementarem sua experiência. Aos que ainda não jogaram, e que gostam de jogos no estilo, como os que já citei Duke Nuken, Doom e Quake, também podem ir tranquilo que não vão se arrepender, o preço que ele custa e o que ele oferece vale muito a pena.

 

Prós:

Contras:

Nota final: 8,0/10

Serious Sam: Siberian Mayhem está disponível para PC através do Steam.

Leia mais sobre: Serious Sam.

Sair da versão mobile