Dicas de leitura | Livros de romances para todos os gostos!

Mal respiramos e já estamos adentrando no mês de Dezembro, o mês de duas grandes festividades: o Natal e o Ano Novo; e para os românticos em série, é a época perfeita para embarcar num romance de tirar suspiros, seja ele real ou no mundo fictício da sétima arte e literatura.

E como não podemos deixar de citar algumas dicas para encher sua estante ou kindle, vamos mostrar 10 livros de romance para deixar o seu coração quentinho e ótimas dicas para presentear alguém neste Natal!

Então vamos lá!

 

O Amante Japonês 

O livro de Isabel Allende

Para aqueles que gostam de um romance de época que passa por diversas barreiras e mesmo assim, não perde sua essência, recomendamos a obra O Amante Japonês da autora chilena – Isabel Allende, publicado pela editora Bertrand Brasil. Se deseja saber mais sobre o livro, pode ler a resenha crítica clicando aqui!

Sinopse: Uma paixão secreta que perdurou por quase setenta anos Em 1939, ano da ocupação da Polônia pelos nazistas, Alma Mendel, de oito anos, é enviada pelos pais para viver em segurança com os tios em São Francisco. Lá, ela conhece Ichimei Fukuda, filho do jardineiro japonês da família. Despercebido por todos ao redor, um caso de amor começa a florescer. Depois do ataque a Pearl Harbor, no entanto, os dois são cruelmente separados. Décadas depois, presentes e cartas misteriosos são descobertos trazendo à tona uma paixão secreta que perdurou por quase setenta anos. Varrendo através do tempo e abrangendo diferentes gerações e continentes, O amante japonês explora questões de identidade, abandono, redenção, e o impacto incognoscível do destino em nossas vidas”.

 

Azul é a Cor Mais Quente

Cena do livro de romance LGBT

Conhecido por uma adaptação cinematográfica de mesmo nome, o livro que retrata o romance de duas moças na França dos anos 90, mostrando a luta pelos direitos igualitários e sociais. A escritora francesa, Julie Maroh fez o lançamento de sua obra como um livro em HQ, no qual é utilizado tom sépia e vão tomando o tom anil com o amadurecimento do romance entre elas. Ficou curioso? Venha ler nossa resenha da obra, clicando aqui!

Sinopse: “A vida de Clementine muda radicalmente no dia em que ela encontra Emma, uma jovem de cabelos azuis que a ajuda a descobrir todas as facetas do desejo e a enfrentar os olhares alheios. Uma história delicada e sensível”.

 

O Farol de Bill Baggs

Imagem de divulgação de Liz Vecci

A escritora brasileira Liz Vecci nos traz uma obra para aqueles que amam um romance e não querem abrir a mão de um bom suspense policial. A história que passa nos Estados Unidos, mais precisamente no Farol de Bill Baggs, no qual acompanhamos um casal que é composto por um policial e uma publicitária e uma traição. Ficou interessado? Quer saber mais e mergulhar neste enredo envolvente? Você pode adquirir o livro através deste link.

Sinopse: “E se um dia você ouve sem querer uma conversa e descobre que seu parceiro de vida te traiu? É possível impedir que uma mentira contamine uma história de amor? O quanto as nossas cicatrizes de alma interferem na forma como analisamos os acontecimentos? André e Carol estabeleceram um pacto de nunca mentirem um para o outro.
Ele é policial, inteligente e com uma personalidade cativante, um marinheiro acostumado com mares tempestuosos. Ela é uma publicitária articulada, uma pessoa leal, um farol em terra firme.
Enquanto a história do casal se descortina as respostas óbvias não se encaixam mais.
Quando o afastamento acontece, tragédias inesperadas se interpõe no caminho. E diante do imponderável, com as emoções extenuadas, eles terão que repensar o quanto estão dispostos a ceder e depositar fé na história construída”. 

 

Eleanor & Park 

Um romance adolescente e geek, no qual Rainbow Rowell consegue entregar dois personagens extremamente empáticos que fazem os leitores se encontrarem em algum aspecto neles. O pano de fundo acontece durante os anos 80 e na escola típica que vemos alguns dos típicos alunos que vemos nos filmes adolescentes, no qual, de uma forma ou outra, fazem uma leitura imersiva. Leia nossa resenha aqui!

Sinopse: “Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo”.

 

Orgulho e Preconceito 

Um livro clássico de romance de época, que ganhou em 2005 um filme de adaptação com o mesmo nome, é Orgulho e Preconceito da escritora romancista Jane Austen.  É uma obra que mostra como os romances do século 19 ocorriam, e pela protagonista ser uma pessoa futurista para a época, não aceitava como os relacionamentos eram submetidos pela sociedade vigente.

Sinopse: “Austen nos apresenta Elizabeth Bennet como heroína irresistível e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. O enredo aborda múltiplos aspectos: o orgulho encontra o preconceito e a ascendência social; equívocos e julgamentos antecipados conduzem alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo. Porém, muitos desses conflitos conduzem os personagens ao autoconhecimento e ao amor. O livro pode ser considerado a obra-prima da escritora que, com sua refinada ironia, equilibra comédia e seriedade a uma observação meticulosa das atitudes humanas”.

 

Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática 

O livro publicado pelo território social através da Editora Arqueiro, e escrito pela autora brasileira Thalita Rebouças, mostra os conflitos de uma adolescente que está aprendendo a amadurecer durante uma mudança que mexe com suas estruturas. Com bom-humor, típico de Rebouças, acompanhamos a história de Tetê onde nos encontramos (Nem se for um pouco) durante os perrengues da vida dela.

Sinopse: Tetê acaba de se mudar com a família toda para a casa dos avós em Copacabana, no Rio de Janeiro. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai perdeu o emprego, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade – tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo –, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz. O lado bom foi se livrar do antigo colégio, onde sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa… O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola e sem conhecer ninguém. Ela morre de medo de ser excluída, de não fazer amigos ou de sofrer bullying novamente. Apesar de ser uma garota divertida e bem-humorada, ela está mal. Ou talvez seja um pouco de drama, porque no primeiro dia de aula as coisas já parecem um pouco diferentes… Com o tempo, ela vai descobrir que sair da zona de conforto e enfrentar seus medos é a única maneira de ser feliz“.

 

Textos Cruéis Demais para Serem Lidos Rapidamente – Onde Dorme o amor

Para aqueles que amam uma poesia e trechos tocantes, o livro escrito pelo Grupo Literário TCD, é perfeito. Este é o segundo volume da obra que faz pequenas retratações em forma de poemas e ilustrações sobre a temática: amor.

Sinopse: “O segundo livro do coletivo literário TCD mantém toda a poesia e sensibilidade que encantou milhares de leitores. Nesta coletânea de textos inéditos, os autores exploram o amor, o perdão e a cura em seus diversos aspectos, do modo poético e sensível que já lhes é característico. Prezando sempre pela pluralidade, Onde dorme o amor é um manifesto em prol do amor próprio e da aceitação, e esmiúça as nuances, delicadezas e vulnerabilidades que perpassam os relacionamentos humanos. Com as notáveis ilustrações de Júlio Almeida, este livro abraça todas as complexidades de ser, desconstruindo conceitos e lugares-comuns”.

 

Esperamos que você tenha gostado dessa pequena listagem de livros sobre a temática de romance. Todos os livros citados acima são encontrados em diversas livrarias e plataformas onlines pelo Brasil para serem adquiridos.

E para você, qual é o seu favorito livro de romance?

Sair da versão mobile