Quem é a Autoridade de Variância Temporal da série do Loki?

De modo mais simples de resumir, a TVA é uma agência temporal que controla as realidades da Marvel que foi criada por Walter Simonson e Sal Buscema nos quadrinhos, a Autoridade de Variância Temporal surgiu em Thor #371 de 1986.

A história da HQ acontece num futuro distante, quando a organização foi formada com o objetivo de monitorar as realidades em todo o multiverso, a fim de tentar manter a interferência temporal ao mínimo. Apesar de reivindicar responsabilidade e autoridade sobre todo o omniverso, a TVA continuou as disputas territoriais com Kang, o Conquistador e sua Dinastia Kang, Alioth, Revelation, o Congresso de Realidades e o Consórcio Delúbrico, pois são questões onde se tivessem intervenções de fora, outros planetas tomariam partes de um lado e do outro e o nosso universo acabaria. Ou seja, eles não tem o poder para fazer tudo e por tentarem se manter neutros, sempre surgem conflitos com Os Vingadores e outras entidades maiores.

Contudo, um dos seus maiores métodos de resolução de problemas, caso uma linha do tempo se torne extremamente perigosa, eles não hesitam em eliminá-la completamente! Muitas histórias de HQs dos anos 80 e 90 tiveram esse tom de “What If?“. Mas, vale ressaltar que enquanto clamam ter autoridade no multiverso, não é totalmente verdade, já que existem limites para o que podem fazer em relação ao seu alcance e poder.

Em Guerra Civil 2 ou a saga do Capitão América da Hydra, por exemplo, eles não tiveram força necessária para mudar aquela realidade ou simplesmente deletar tudo. Nas HQs, os Guardiões do Tempo são um trio de seres que foram criados pelo diretor da TVA no “fim do tempo” para serem fiéis observadores do bem-estar do fluxo do tempo em todos os universos e das múltiplas linhas temporais. Em pelo menos uma das realidades, a criação dos Guardiões também levou à criação de contrapartes malignas conhecidos como Timetwisters, mas isso é história para outra matéria, ok?

Dentre os diversos nomes que estão ligados à da organização, o personagem Mobius M. Mobius interpretado por Owen Wilson será visto na série como um alto executivo dentro da TVA, mas que nos quadrinhos, dava porrada até no Thor!

Como já sabemos, os eventos da produção vão se passar após Vingadores: Ultimato, quando nosso protagonista rouba o Tesseract e desaparece após uma série de eventos desastrosos que levou ao fracasso da missão dos  Vingadores em conseguir a Joia do Tempo naquele filme maravilhoso que fechou com a derrota do Thanos.

Vou até ressaltar com spoiler que numa dessas de roubar o Tesseract nos quadrinhos, o Loki formou Os Vingadores Cósmicos! MAS ENFIM!

Esse breve momento aparece em um clipe divulgado pela Marvel e parece que esses foram os exatos momentos que causaram uma alteração na linha do tempo para o pior, ou é pelo menos isso que a Autoridade de Variância Temporal diz, além de ser motivo o suficiente para colocar o personagem no radar da organização.

Outro ponto engraçado, é que os trailers mostram a presença de variantes do próprio Loki, ou seja, esse pode ser outro motivo para a TVA estar monitorando o mesmo, pois mesmo que para os fãs dos filmes isso seja incomum, para mim e para qualquer outro que é fã das HQs, a interrupção do fluxo do tempo é algo bem comum para todas as versões do vilão que acabam fazendo algo do tipo em algum momento.

O Loki já destruiu galáxias, se aliou a deuses, recriou Asgard na Terra e tudo mais.

Loki estreou em 9 de junho de 2021 na Disney+terá episódios novos todas as Quartas e eu irei tentar explicar tudo relacionado AOS QUADRINHOS que vocês estejam perdidos, ok?

Loki | Marvel Studios | Trailer Oficial Legendado

Sair da versão mobile