The Batman 2 | Cinco ideias para a sequência

Batman

Batman

The Batman acaba de ultrapassar a barreira dos 600 milhões na bilheteria mundial e representando tamanho sucesso financeiro e de público, é natural pensar que logo teremos uma continuação embora ainda não tenha sido anunciada publicamente. Pensando nisso, resolvemos listar 5 coisas que gostaríamos de ver na sequência.

1 – O início de uma BatFamília

Em certo momento no filme vemos Batman criando uma conexão sutil com o filho do prefeito que acabara de viver uma tragédia semelhante a dele, essa conexão entre os dois se repete durante o filme em vários momentos e embora isso não queira dizer que o personagem se tornará o Robin, não é difícil imaginar essa versão do Batman ao lado de um parceiro ou parceira. Além disso, no final do filme temos um Cavaleiro das Trevas se tornando um símbolo de esperança e abraçando um lado mais leve e heroico, o que poderia influenciar outras pessoas a seguirem seu símbolo. Mas quem seriam os parceiros mirins e juvenis ideais para uma continuação no universo de Matt Reeves?

Dick Grayson ( o primeiro Robin)

 

 

Se tratando sobre batfamília no cinema, Dick Grayson seria o passo natural por ser o primeiro Robin canônico nos quadrinhos. Em The Batman vamos Bruce Wayne em seu segundo ano como Cavaleiro das Trevas e numa continuação provavelmente veríamos seu terceiro ano sendo este justamente o período onde Dick Grayson se tornou o Robin também nos quadrinhos.

Dick era um acrobata de circo, o mais novo de um espetáculo chamado de “Os Graysons Voadores“. Um gangster chamado Anthony Zucco estava extorquindo dinheiro do proprietário do circo e, posteriormente, mandou assassinar os pais de Grayson, John e Mary, sabotando seus trapézios. O crime foi aprovado por Zucco somente para mostrar ao proprietário do circo o que poderia acontecer caso ele não pagasse o que ele pedia.

Enquanto investigava o crime, Batman colocou Dick sob sua tutela, vindo a treiná-lo rigorosamente, focando-se principalmente no ensino de várias artes marciais e técnicas de detetive. Juntos, terminaram as investigações, coletando as evidências necessárias para levar Zucco à justiça. Quando cresceu, o Robin Dick Grayson foi para a Universidade de Hudson, e mais tarde se tornou o Asa Noturna.

Dick Grayson já teve algumas versões no cinema e na televisão anteriormente, mas nenhuma realmente digna. Com a visão ideal, o ator e o roteiro certo, seria a chance do personagem brilhar ao lado do Batman em um filme.

Tim Drake (o terceiro Robin)

 

Outra opção além de Dick Grayson, é Tim Drake. Embora cronologicamente não fosse fiel aos quadrinhos, Tim Drake seria uma ótima opção principalmente por ser o Robin com mais habilidades detetivescas o que encaixaria caso futuras continuações apostem em mais tramas que envolvam investigações.

Tim Drake era um jovem garoto que acompanhou as aventuras de Batman e Robin desde o assassinato dos “Graysons Voadores”, crime do qual ele foi testemunha ocular. Tim deduziu as identidades de Bruce e Dick através de suas habilidades instintivas de detetive e passou a acompanhar suas carreiras com uma proximidade ainda maior.

Depois que Dick Grayson, o primeiro Robin, foi embora, e Jason Todd, o segundo Robin, foi morto, Tim desejou se tornar o novo Robin, sabendo da necessidade do Batman precisar de um Robin para não mergulhar em um caminho sombrio. Batman não estava muito certo se queria um novo parceiro, mas, com o apoio de Asa Noturna (o primeiro Robin), Batman decide aceitar a ideia. Ao contrário de seus dois antecessores, Tim é extremamente obediente às ordens de Bruce, não sendo tão impulsivo quanto Dick ou Jason. Outra diferença é que Tim, no começo de sua carreira como Robin, ainda possuía família.

Um personagem que facilmente se encaixaria dentro do universo apresentado em The Batman.

Cassandra Cain (a quarta Batgirl)

 

 

Bárbara Gordon, a Batgirl mais popular, em breve vai estrelar um filme solo. Um filme à parte do universo onde The Batman se passa e para evitar repetições, por que não utilizar outra excelente personagem que também usou o manto de Batgirl?

Cassandra Cain ganhou uma péssima adaptação no filme Aves de Rapina o que abriria espaço para ela brilhar ao lado do Homem Morcego em outro filme como uma versão mais digna. Cassandra possui uma história de origem riquíssima e sua relação com Bruce poderia render uma dinâmica nunca antes vista em um filme do morcego. Além, é claro, da personagem render um potencial fantástico para cenas de ação.

Cassandra Cain é a quarta Batgirl. Filha dos assassinos David Cain e Lady Shiva, ela foi treinada para se tornar a guerreira perfeita. Seu pai a privou da fala para que ela aprendesse artes marciais como sua primeira língua. Com o tempo Batman a adotou na batfamília, para substituir Helena Bertinelli como Batgirl e ela renegou sua origem assassina.

Uma curiosidade interessante é que Cassandra foi a primeira Batgirl a estrelar sua própria série de quadrinhos.

2 – Vilões

 

Uma nova versão do Coringa interpretada por Barry Keoghan aparece no final do filme ao lado do Charada no Asilo Arkham e embora pareça uma indicação de que ele será o vilão da futura continuação do filme de Matt Reeves, faria mais sentido o personagem ser guardado para o futuro reservando espaço para outros vilões. Como a galeria de vilões do Cavaleiro das Trevas é uma das mais ricas dos quadrinhos, não é difícil separar algumas boas indicações:

Senhor Frio

 

Um dos vilões mais memoráveis do Cavaleiro das Trevas, Victor Fries nunca recebeu uma boa adaptação no cinema. Seu potencial dramático e complexidade moral é um prato cheio para qualquer filme, tornando ele uma escolha óbvia. Além disso, ele poderia representar uma ameaça que extrairia muito das habilidades estratégicas do Batman de Robert Pattinson.

Victor Fries era um cientista especializado em criogenia que quando criança, divertia-se congelando animais. Horrorizados com o seu “hobby“, seus parentes o enviaram para um rigoroso colégio interno, onde tornou-se infeliz, sem o menor sentimento pela humanidade. No colégio, conheceu Nora, por quem se apaixonou e que seria sua futura esposa.

A esposa de Fries, Nora, havia contraído uma doença desconhecida e incurável. Fries então procurou trabalho na grande companhia de Ferris Boyle. Utilizando os equipamentos da companhia sem permissão, Fries descobriu uma maneira de preservar Nora em estado criogênico, até encontrar uma cura para a doença dela. Boyle, dono da companhia, descobriu o experimento clandestino e tentou revertê-lo, porém acabou confrontando Fries, que caiu sobre uma mesa cheia de produtos químicos. Fries sobreviveu, mas descobriu que isto só seria possível em temperaturas abaixo de zero.

Desta forma, Fries desenvolveu uma roupa que o conserva em temperatura abaixo do congelamento para sobreviver. Para se vingar de Boyle, criou também uma pistola congelante que congela seus alvos.

Crocodilo

 

The Batman termina com Gotham City parcialmente alagada e parece o cenário perfeito para um vilão como este vir dos esgotos para superfície, não? Waylon Jones seria um adversário físico interessante para o Cavaleiro das Trevas e ao mesmo tempo que pode ser representado como um personagem grotesco e violento, também é um personagem com conexões no submundo do crime e a máfia de Gotham. Talvez não rendesse tanto como o vilão principal, mas se encaixaria bem como um antagonismo secundário.

Crocodilo também já ganhou uma versão para o cinema no pavoroso Esquadrão Suicida de David Ayer o que permite a chance para uma nova e digna versão dele.

Waylon Jones, é um morador de Tampa, que nasceu com uma condição médica congênita onde faz crescer gradativamente escamas em todo o seu corpo, perdendo assim suas características humanas, o assemelhando a um crocodilo.

Quando adulto, Jones ganhou traços mais obscuros da sua personalidade, virando um criminoso sem escrúpulos. No começo, Jones percebeu que sua força descomunal o ajudaria a ganhar dinheiro, o que o fez trabalhar lutando contra crocodilos em eventos clandestinos e, consequentemente, ganhou o nome de Crocodilo. Porém, ao perceber que ganharia muito mais dinheiro no submundo do crime, o Crocodilo decidiu se tornar uma figura poderosa na cidade de Gotham.

Ventríloquo e Scarface

Uma “dupla” de vilões ainda inéditos no cinema, Ventríloquo e Scarface  possuem um potencial fantástico, podendo ser explorados tanto como uma ameaça envolvendo o submundo do crime, máfia, e etc… mas também ter um lado profundamente psicológico sendo explorado. Com Scarface, por exemplo, o filme poderia brincar com a ambiguidade do boneco estar envolto de elementos sobrenaturais ou ser a própria mente de Wesker em divisão.

Nos quadrinhos, Arnold Wesker (O Ventríloquo) sofre de distúrbio de personalidade múltipla ou Transtorno dissociativo de identidade,  ele e Scarface, seu boneco, são pessoas com mentalidades diferentes. O visual de Scarface foi claramente baseado em Al Capone, gângster italiano que atuou nos Estados Unidos da América na época da Lei Seca. Semelhante a ele, ambos controlam o tráfico em suas cidades.

Mais exploração de Bruce Wayne

Uma das diferenças de The Batman para os outros filmes do Morcego, é o pouquíssimo tempo de tela que Bruce Wayne tem em relação ao Batman. Uma novidade muito bem vinda dentro do primeiro filme que representou um Bruce Wayne mais apático e profundamente mergulhado em sua persona de Cavaleiro das Trevas, mas uma continuação precisa e deve explorar mais do lado de Bruce. Parece natural um caminho que envolva o envolva usando seus recursos para ajudar a cidade e retomando suas responsabilidades com as Indústrias Wayne. Outro aspecto que também merece mais atenção numa sequência é sua relação com Alfred que necessita de mais espaço e desenvolvimento.

Explorar um lado mais físico do personagem

Ok, ok… o foco de The Batman claramente foi na investigação e isso foi um acerto gigantesco. Seu lado investigativo precisa continuar sendo explorado, mas por outro lado ver mais desafios físicos sendo colocados à prova para o Cavaleiro das Trevas também seria bem-vindo. Uma exploração aprofundada em seus estilos de combate sob a ótica e refino da direção de Reeves definitivamente é uma ideia empolgante de se pensar para uma futura sequência.

MAIS Nirvana

Não é porque o Bruce Wayne deixou de ser emo que vamos abandonar Nirvana, certo?

Something in the Way” foi uma escolha acertada desde os trailers até a forma como é explorada dentro do filme e um elemento que uma sequência de The Batman não pode perder é a trilha sonora de Nirvana. Há muitas músicas memoráveis na discografia da banda como “Heart-Shaped Box” (que definitivamente se encaixaria em um filme envolvendo o Sr. Frio), “Come As you Are”, “All Apologies”, entre outras… as possibilidades são muitas.

Esperamos que Matt Reeves tenha ideias semelhantes e acima de tudo, faça um filme cheio de qualidades como o primeiro foi!

Sair da versão mobile