Essays on Empathy | Review

Hoje trazemos o nosso review do jogo Essays on Empathy! Novo título da Deconstructeam (The Red Strings Club) e da publisher Devolver Digital que trata-se de uma coletânea que reúne 10 jogos ! Confira nosso review abaixo!

Ambientação

Ao todo a coletânea é composta por 10 jogos sendo eles: Underground Hangovers, Supercontinental Ltd., Behind Every Great One, Eternal Home Floristry, The Bookshelf Limbo, Zen and Art of Trashumanism, Engolasters January 2021, 11.45 A Vivid Life, Dear Substance of Kin e De Tres al Cuarto.

Cada jogo possui uma proposta diferente, sendo completamente diferente entre eles. Há alguns que de fato me chamaram mais a atenção como é o caso do jogo Behind Every Great One, na qual, é ambientado em uma casa onde o jogador controla a mulher Victorine, porém o jogo apresenta uma vida monótona e ao passar do tempo você se sente como a personagem do jogo passando pelas diversas dificuldades emocionais apresentadas.

Cada jogo apresenta uma galeria de imagens e um vídeo com desenvolvedores do jogo.

Jogabilidade

Cada jogo possui o seu fator de jogabilidade. Um ponto ruim seria a falta do idioma Português Brasil nas legendas, principalmente por se tratar de diversos jogos narrativos. Percebi também que alguns jogos faltam informações sobre comandos que são utilizados no jogo. Vale lembrar que todos estes itens podem ser facilmente corrigidos com atualizações.

Os jogos são todos curtos, portanto não foi pensado em salvar o progresso. Acredito ter sido escolha dos desenvolvedores.

Na grande maioria os jogos apresentam uma jogabilidade fácil de ser aprendida e entendida, sendo utilizado teclado e mouse. Abaixo você confere os gameplays dos três primeiros jogos da coletânea (Underground Hangovers, Supercontinental Ltd., Behind Every Great One):

Essays on Empathy - Primeiros minutos

Gráficos

Os gráficos são no formato Pixel Art, o que dá a sensação de nostalgia, principalmente nos jogos que possuem a categoria narrativa. Um ponto importante para destacar é a trilha sonora que se encaixa como uma luva nos jogos! Principalmente nos momentos de tensão onde o jogador consegue se aprofundar no contexto das histórias contadas.

Replay

Este fator fica difícil mensurar visto a falta do recurso em salvar o progresso e pelos jogos da coletânea serem curtos. Acredito que podemos indicar aqui a vontade em conhecer essas diferentes histórias e jogos.

Considerações finais

“Essays on Empathy traz uma agradável coletânea com 10 jogos com a mais bela Pixel Art em conjunto com sua trilha sonora envolvente e assertiva! Certamente um jogo que fará o jogador conhecer seus contos e se envolver nessas histórias.”.

Nota final: 7.4/10

Descrição

“Essays on Empathy reúne 10 contos originais e excêntricos, incluindo “De Tres al Cuarto”, uma nova experiência curta exclusiva para a coletânea sobre dois comediantes baratos tentando fazer sucesso. Habite a vida de um elenco diversificado de personagens de todas as esferas da vida em histórias interativas, inovadoras e curtas; de um assassino que trabalha em uma floricultura a uma estudante que está convencida de que seu esqueleto não é dela.”.

Características

Leia mais sobre: Devolver Digital.

Sair da versão mobile