Finalmente chegou a continuação de Shadow Warrior, a qual já aguardávamos desde o ano passado, desenvolvido pela Flying Wild Hog e distribuído pela Devolver Digital, o game que acompanha as aventuras de Lo Wang, um guerreiro ninja dos tempos atuais que contra demônios e as criaturas mais bizarras que você pode imaginar. Confira o nosso review de Shadow Warrior 3 abaixo:
Sobre o jogo
Shadow Warrior 3, trata-se de um FPS (tiro em primeira pessoa) e com mecânicas melee, as quais envolvem combates com armas corpo a corpo, com um sistema de progressão em hordas de inimigos, em que ao limpar determinada área, a próxima se torna acessível.
Mecanicamente o jogo funciona muito bem, onde os comandos são bastante precisos e satisfatórios, onde seu personagem pode andar, correr, pular, dar pulo duplo, esquivar, abaixar, além de um sistema de gancho o qual você pode se pendurar em pontos pré determinados no cenário para que você possa se deslocar de um ponto à outro, e ao coletar orbes amarelas é possível encher uma barra de finalização especial, onde você pode finalizar um inimigo com um só golpe e muitas vezes utilizar algum recurso do oponente como armamento temporário.
E como dito anteriormente tudo funciona muito bem e orna com o que game se propõe. Com uma jogabilidade rápida e bastante divertida e versátil, o que exemplificarei adiante. O game apresenta um sistema de melhorias de armas e do personagem, podendo aumentar o dano dos golpes, efeitos especiais ao atacar, aumentar a vida máxima, etc.
Quem é o protagonista?
Lo Wang, é um protagonista bastante carismático, que te ganha nos primeiros minutos de jogo, pois, conforme você avança na história o mesmo está sempre soltando piadinhas, as quais na maioria dos casos referenciam alguma coisa da cultura pop, seja ela um filme, uma música, um super herói, entre outras, e isso não somente nas cutscenes, muitas vezes no decorrer do jogo dependendo da ação que acontece durante o gameplay Lo Wang não perde a oportunidade de soltar uma piadinha, e devido ao fato do jogo estar legendado em português, acaba ajudando para que mais pessoas entendam as referências.
As legendas estão muito bem localizadas, pois, não trata-se apenas de uma tradução literal do que é dito em inglês, mas sim de uma localização da mesma para nosso idioma, ou seja, pode contar que você verá gírias e frases do nosso cotidiano, é muito legal ver que os desenvolvedores se preocuparam em trazer uma experiência digamos que quase completa para o público brasileiro, faltando apenas uma dublagem em nosso idioma.
Variedade de inimigos
Outro ponto positivo é a variedade de inimigos, já que, conforme você avança na história são apresentados novas criaturas que você deve combater, e são dos mais variados, desde criaturas humanoides, gigantes, voadores, etc.
O que diversifica bastante a forma de combater as ameaças, e ajuda um pouco a fazer com que o jogo não seja necessariamente a mesma coisa o tempo todo, embora isso seja uma tarefa um tanto difícil, já que faz parte da premissa do jogo, apresentar uma horda de inimigos que você deve eliminar para avançar. O único ponto que ao meu ver pode afastar os jogadores é o fator repetição, pois, basicamente você entra em uma área, elimina todas as hordas de inimigos que aparecem, libera a próxima área, e avança para a próxima área, e vai fazendo isso até chegar em um chefe.
E sim, nos chefes a jogabilidade muda, geralmente você pode interagir mais com o cenário, e aí o jogo fica muito mais dinâmico.
Gráficos
Os gráficos do jogo são bons, nada surpreendente para os padrões atuais caso você for comparar com games AAA, porém, são gráficos muito bem trabalhados e com HDR ativado fica um espetáculo, com belos efeitos visuais e funcionam bem para qual a premissa do jogo se propõe.
Alguns pontos que em minha opinião poderiam ser corrigidos e/ou melhorados: As cutscenes são pré-renderizadas, ou seja, são uma espécie de vídeo em que o computador reproduz, isso faz com que a qualidade da cena seja diferente da que você está jogando, logo, quando entra uma apresentação na tela há uma quebra de imersão do game, em que parece que o jogo para de funcionar para reproduzir um vídeo e depois que o vídeo passa, você volta para o jogo. E na minha opinião essas cutscenes nem deveriam ser pré-renderizadas, já que a qualidade visual e artística delas é a mesma do jogo, então eles poderiam utilizar o próprio motor gráfico do jogo para reproduzir a apresentação em tempo real.
No modo janela sem bordas em um monitor de proporção 21:9 (ultrawide), tive problemas com barras laterais e com as cutscenes sendo reproduzidas em resolução diferente da em que eu estava jogando. Resolvido mudando para modo tela cheia nativo.
Desempenho
O desempenho foi muito bem nos nossos testes, salvo algumas engasgadas sem razão aparente e alguns pequenos bugs de posicionamento de inimigos que algumas vezes estavam flutuando no cenário (próximo às beiradas), mas nada que comprometesse o gameplay, não houve nenhum crash durante os testes e acredito que esses pequenos pontos possam ser corrigidos até mesmo no patch de day one, já que recebemos uma build de acesso antecipado.
Por se tratar de um terceiro título de uma franquia já estabelecida, Shadow Warrior 3, nos convida a jogar os jogos anteriores e conhecer melhor a história desses personagens envolvidos na trama, entretanto, não é impossível jogar esse jogo e se divertir sem ter jogado os dois capítulos anteriores, mas com toda certeza, o jogador vai ter uma experiência muito mais completa e abrangente caso resolva jogar os títulos passados.
Shadow Warrior 3 estará disponível à partir de 01 de março para Xbox One, PS4 e PC através do Steam.
Leia mais sobre: Shadow Warrior 3.
Crítica/Review
Shadow Warrior 3
Shadow Warrior 3 é um jogo muito divertido, colorido e frenético, se você gosta de jogos de ação, despreocupados com a realidade e cheio de referências, é um prato cheio, pois, o tempo todo o game brinca com isso. Se você jogou os títulos anteriores, pode ficar tranquilo que este não irá te decepcionar, e também é uma excelente oportunidade para quem ainda não conhece a franquia de conhecê-la.
PRÓS
- Jogabilidade divertida e frenética;
- Grande variedade de armas e melhorias;
- Comandos que respondem muito bem;
- Legendas em PT-BR.
CONTRAS
- Jogabilidade repetitiva;
- Cutscenes pré-renderizadas que quebram a imersão do game;
- Falta de variedade na finalização dos inimigos.