Conheça a série do Flash dos anos 90

CW/Divulgação

Não é segredo para ninguém que a série The Flash, lançada em 2014 e estrelada por Grant Gustin, é um sucesso tremendo até hoje. A produção já conta com 6 temporadas, 8 crossovers e diversas premiações no Teens Choice Awards, entre outros prêmios. Ganhou facilmente o interesse do público ao se tratar de um spin-off da série Arrow, que já fazia sucesso desde 2012.

Mas e se eu te dissesse que em 1990 o herói já havia ganhado uma série própria, quando muitos de vocês nem eram nascidos?

Na época, para celebrar o aniversário de 50 anos do Flash, a CBS e a Warner resolveram fazer a primeira série solo do personagem nas mãos dos roteiristas Danny Bilson e Paul De Meo. O primeiro episódio foi ao ar em setembro de 1990, custando 6 milhões de dólares e tinha 2 horas de duração. Foi um sucesso absoluto de crítica e público.

A trama acompanhava as aventuras de Barry Allen, vivido por John Wesley Shipp, que após ser atingido por um raio ganhou super-velocidade que usava para combater o crime. Diferente da produção de 2014, na série de 1990 Barry se torna o velocista escarlate para vingar a morte de seu irmão, Jay Allen, que era policial.

Outra diferença da série atual se dá no fato de que o “Time Flash” era formado, além de Barry, por Tina Mcgee e Julio Mendez, e não por Caitlin e Cisco como vemos hoje.

Pouquíssimos vilões que conhecemos hoje pela série da CW estão na série clássica. Alguns deles são Capitão Frio, Mestre dos Espelhos e Trapaceiro. Apesar de o Flash Reverso não estar presente, havia alguém parecido. Pollux era uma espécie de clone maligno do Flash que se vestia semelhante ao herói, porém seu uniforme era azul ao invés de amarelo, como Reverso.

A série, evidentemente, tinha um tom muito mais caricato do que as produções de hoje em dia, mas sem perder a seriedade em certos assuntos. Alguns até a comparam com a série televisiva do Batman da década de 60, mais conhecida como “Batman e Robin” no Brasil.

Com mudanças de horário na programação da CBS a audiência foi prejudicada, e a produção que custava mais de 1 milhão de dólares por episódio, começou a ficar insustentável até a série ser cancelada depois de uma temporada com 22 episódios. No entanto, mais de 20 anos depois, John Wesley Shipp, o Flash da série antiga, recebeu o papel do pai de Barry Allen na série nova e a partir da segunda temporada interpretou Jay Garrick, o Flash da Terra 3.

Vale ressaltar que Jay Garrick é conhecido também como o primeiro Flash das histórias em quadrinhos, fazendo sua primeira aparição em janeiro de 1940.

Já no crossover Elseworlds, de 2018, o ator teve a chance de finalmente voltar ao papel de Barry Allen, confirmando a teoria dos fãs de que a série clássica faz parte de um dos universos alternativos das séries da CW.

Outros atores da antiga série do Flash dos anos 90 também deram as caras na atual série do personagem. Mark Hamill por exemplo, famoso por seu papel em Star Wars e que já havia interpretado o vilão Trapaceiro, voltou a interpretá-lo no episódio 17 da primeira temporada.

Apesar do seriado clássico não estar disponível nas principais plataformas de streaming, a primeira temporada pode ser encontrada completa em DVD nas lojas.

Sair da versão mobile