La Casa de Papel | Confira a nossa análise da quarta parte da série

E tivemos na semana passada o lançamento da nova parte de La casa de Papel, para quem não acompanha um grupo de criminosos cada um com sua especialidade sendo guiadas pelo líder apelidado de Professor. Na 1ª e 2ª parte o grupo se trancou na Casa da Moeda da Espanha com o intuito de realizar o maior assalto da história. Na 3ª e 4ª parte o intuito é invadir o Banco da Espanha após alguns acontecimentos terem ocorridos com a equipe.

SPOILER – se você ainda não assistiu ou não gosta de spoilers por favor não leia o conteúdo que vem a seguir.

 

Sou uma daquelas pessoas que criticaram quando foi anunciado uma continuação da série após o assalto com sucesso a Casa da Moeda, na minha visão ali já poderia ter sido concluído a série. Porém após o anúncio da continuação fiquei curioso e claro com vontade de saber o que poderia vir a seguir e mesmo não tendo o Hype das outras temporadas, achei bem interessante essa continuação.

Tudo bem que no começo da 3ª parte achei o motivo da invasão meio sem sentido (libertar o Rio), porém no decorrer podemos perceber que a verdadeira motivação era Berlim que tinha um desejo de invadir o Banco da Espanha, ali unimos o útil ao agradável.

Na 3ª parte tivemos uma Nairóbi “carregando” a série, mesmo não sendo líder, considerei a mesma como o personagem principal desta temporada até que tivemos o desfecho trágico com aquele tiro mas vamos falar da 4ª parte recém-lançada.

Considero está temporada melhor que a anterior, tivemos mais ação, mais drama e alguns personagens que superaram a expectativa e fizeram valer a pena assistir. Abaixo cito alguns personagens que na minha opinião foram essenciais para a movimentação da série.

Palermo

E aquele personagem que nós leva do ódio a pena ao mesmo instante. Manipulou Gandía para o mesmo se soltar e ele retornar a liderança. Seu plano deu errado e graças a isso a equipe teve uma grande perda. Desde o início vemos a preocupação do Professor com relação a sua falta de controle e no final vemos que o mesmo sofre com a perda de seu grande amor Berlim.

Gandía

O mau necessário. Gandía após se soltar trouxe o caos para dentro do banco, mas foi fundamental para a série não ficar monótona, após matar Nairóbi ficou gravemente ferido e se não fosse pela granada, provavelmente faria mais vítimas.

Nairóbi

Na primeira parte, Nairóbi é simplesmente a melhor personagem. Surpreendentemente sobreviveu ao tiro que levou na janela mas teve uma morte pelo chefe de segurança Gandía, ainda mais brutal, triste e com grande significado, deixando todos seus companheiros em estado de choque e furiosos. Sinceramente fiquei emocionado da forma que tudo ocorreu e sabendo que a mesma já tinha planos para quando sair de lá.

Antoñanzas

Após ser ameaçado e receber uma boa quantia para passar informação a Lisboa, Antoñanzas se torna o principal informante do Professor. A sua participação foi pequena mas fundamental.

Alicia Sierra

O que dizer da ex-inspetora. Alicia tem uma sede de vingança insaciável não se importando com o que pode acontecer. Foram diversos momento de tensão, raiva, manipulação de emoções e pelo jeito isso irá continuar. A mesma também é muito inteligente, sozinha conseguiu identificar como as informações estavam vazando e chegar ao local onde o Professor se encontra.

Lisboa

Quase caiu diversas vezes nos jogos de emoções com a inspetora, mas ao saber que o Professor estava trabalhando no seu caso conseguiu se controlar e irritar bastante Alicia. O ponto alto de Lisboa foi o Plano Paris, onde deu todos os detalhes do plano do Professor fazendo o calculo corretamente do tempo para a fuga.

Manila

Uma grande surpresa, confesso que achei estranho focarem diversas vezes nessa refém mas depois foi explicado e graças a ela uma pequena rebelião foi contida. Juanito/Julia era um assaltante que fazia parceria com Denver e seu pai. Foi incluída na série como elemento surpresa e foi uma surpresa até para Denver quando descobriu a sua mudança de sexo. Os diálogos que os dois proporcionam são excelentes.

 

Vale ressaltar os conselhos amorosos de Bogotá, uma das cenas mais engraçadas dessa parte.

Certamente teremos uma próxima 5ª parte, pois o desfecho desta deixou muitas brechas como o que acontecerá com o Professor após ficar na mira de Sierra. O que acontecerá com os assaltantes no banco com a inclusão de Lisboa na equipe?

Não imaginei que teríamos mais uma continuação e torço para ser a última porque quanto mais estender mais perderemos qualidade.

 

Concorda? Descorda? Opinião diferente? Deixe nos comentários.

Todas as partes de La Casa de Papel estão disponíveis no catálogo da Netflix.

Sair da versão mobile