Saiba como ativar recursos de acessibilidade no Windows 11, Microsoft 365 e Microsoft Teams

3 semanas atrás
101

Funcionalidades auxiliam na comunicação e produtividade para empoderar pessoas com deficiência no trabalho ou estudo utilizando o PC ou celular

O novo Windows 11, além das ferramentas Microsoft 365 e Microsoft Teams, possuem recursos criados por e para pessoas com deficiências. Eles facilitam a comunicação e a produtividade de pessoas com ausência ou dificuldades na visão, audição, mobilidade, fala ou intelectual/neurológica. Saiba como ativar os recursos como a Digitação por Voz, o Narrador, a Lupa, a Leitura Avançada e as Legendas ao Vivo:

Digitação por voz é muito interessante para quem possui limitações de mobilidade, dificuldade ou ausência completa da visão. Com ele, é possível fazer tudo no PC ou celular utilizando a voz. Em casos de textos para e-mails ou documentos, por exemplo, ele também permite que a ação seja mais simples com a opção de habilitar a pontuação automática. Assim, o usuário não precisa falar “vírgula” ou “ponto final”, tornando o ditado mais natural e ágil. Para ativá-lo, basta pressionar as teclas Windows e a letra H no teclado.

Digitação por voz

Outro recurso para quem possui dificuldade ou ausência da visão é o Narrador, que permite ao usuário ter o auxílio de uma voz computadorizada para descrever todos os comandos e o que está na tela. O recurso também permite alterar a voz que faz a leitura, sua velocidade, densidade e volume. Para ativá-lo, pressione as teclas Windows e Ctrl + Enter. Para sair, pressione o mesmo comando ou clique no botão de Sair na tela da ferramenta.

Narrador

Os que possuem algum grau de dificuldade na visão podem optar ainda pela Lupa, uma ferramenta útil e personalizável para ampliar palavras e imagens, e tornar o conteúdo na tela do PC ou celular mais fáceis de enxergar. Para ativá-la, pressione a tecla Windows e o sinal de adição (+). Para sair, aperte o X na caixa.

Lupa

Já o Microsoft 365 e o Microsoft Teams  também possuem diversos recursos de acessibilidade. Um deles, no Microsoft 365, é o Leitura Avançada, que permite a leitura de textos e imagens nos documentos para facilitar o entendimento do que está escrito. Ele está presente nas ferramentas de produtividade Word, Excel, Power Point e Outlook. Para ativá-lo, dentro da ferramenta, digite “Leitura avançada” no espaço para Busca na parte superior da tela ou acesse a área de Revisão. Também é possível utilizar a ferramenta no Microsoft Edge para facilitar o entendimento de páginas durante a navegação na internet.

Acessibilidade no Word

Microsoft Teams possui o recurso de Legendas ao Vivo, ideal para quem possui ausência ou dificuldade na audição. Ele permite que o usuário acompanhe tudo o que está sendo dito em uma apresentação ou reunião por meio de legendas que são geradas automaticamente durante a chamada. Também é possível alterar o idioma da legenda. Para ativar durante uma chamada, na parte superior direta da tela, clique na opção “Mais ações” e, em seguida, busque a opção “Ativar legendas ao vivo”.

Legendas ao Vivo

Saiba mais sobre os recursos de acessibilidade nas ferramentas da Microsoft em: https://www.microsoft.com/pt-br/accessibility  

Leia mais sobre: Windows.