Inscryption | Review

1 mês atrás
1358

Um jogo de cartas, com temática obscura e sobrenatural, com invocações, criaturas macabras, rituais e sacrifícios te lembram alguma coisa? Não, não estou falando de Yu-gi-oh, mas sim de Inscryption o novo card game desenvolvido pela Daniel Mullins Games e distribuído pela Devolver Digital. Falando desta maneira, o game se assemelha muito ao jogo da Konami, mas na pratica vai muito além disso, e é isso que explicarei mais adiante.

 

Alternativa Nerd/Reprodução

 

Partindo do princípio, seu personagem acorda ou é acordado, sendo arrastado para dentro de uma cabana numa possível floresta,  enquanto um desconhecido com o rosto oculto te convida para jogar um jogo de cartas, e no decorrer da partida você vai aprendendo as mecânicas do game, quando a partida surpreendentemente fica difícil, você perde e o seu oponente aparentemente acaba com a sua vida. Porém, o jogo não acaba por aí, pois, você se vê sendo carregado novamente para dentro da cabana, só que desta vez o ser desconhecido te cataloga em uma carta, e aí que você percebe que está num loop infinito, onde para poder escapar precisa ganhar o jogo.

Alternativa Nerd/Reprodução

É somente jogar cartas? Não! conforme você joga partidas, vai avançando num tabuleiro em forma de mapa, e em alguns momentos consegue decidir a direção que pretende ir nas diversas bifurcações que surgem no caminho, o que pode resultar em casas que você caia, onde seja recompensado com itens consumíveis, cartas novas, molduras para seu totem (que serve como bonus para determinadas cartas), etc.

Alternativa Nerd/Reprodução

O seu personagem possui duas “vidas” que é representada em forma de velas num castiçal, ao perder uma partida uma das velas apaga, perdendo a segunda, você perde e aí voce MORRE. E o jogo inicia-se novamente, com seu personagem herdando alguns recursos da jogatina anterior, e aí que o joguinho de carta se mostra que é um Roguelike, com um tabuleiro, muito difícil e ainda por cima viciante, pois, a cada game over, você aprende com suas falhas, melhora e volta mais forte.

Alternativa Nerd/Reprodução

Conforme você vai avançando no mapa, o ser desconhecido utiliza de máscaras que representam outros personagens, e de fato o mesmo o representa, como se estivesse atuando. Ora ele é um caçador, outra um mineiro, outra um negociante. E ao passar determinada quantidade de casas, você encontrará no caminho “Chefes”, os quais possuem habilidades especiais, e assim como você possui duas vidas, ou seja, você deverá derrota-los duas vezes. A diferença é que mesmo que você esteja invicto até chegar ao mestre, se perder uma vez sequer, é GAME OVER.

Alternativa Nerd/Reprodução

Explicando um pouco sobre a mecânica do jogo, em geral você possui cartas que exigem sacrifícios de uma ou mais criaturas, e outras cartas que exigem ossos, esses por sua vez são obtidos através de cartas mortas ou sacrificadas anteriormente. Algumas cartas possuem propriedades especiais que vão desde atacar diretamente os pontos de vida do oponente, até envenenar, se esconder e até aumentar seu poder de ataque após determinadas rodadas. Uma boa estratégia é fundamental para avançar no jogo.

Algumas cartas te dão dicas sobre como jogar, ou até mesmo se oferecem como sacrifícios, saber escutar as dicas das cartas é de grande ajuda, principalmente nas primeiras memórias do seu personagem, pois, até aprender as mecânicas e elaborar estratégias levará certo tempo.

Alternativa Nerd/Reprodução

Assim como montar um deck, outra prioridade é explorar o cenário, pois, a cabana em que você se encontra é explorável, com segredos em cofres, fechaduras, quadros e baús, os quais o jogador encontrará segredos e itens que o ajudarão e muito à avançar no game, pois, como todo roguelike, Inscryption é muito difícil.

Como pode ser visto nas imagens, o jogo possui um gráfico simples, porém bem competente para sua proposta, no geral funcionou muito bem sem apresentar glitches e travamentos, exceto um único episódio em que o jogo parou de funcionar ao abrir o game após uma atualização, portanto, eu não considero um problema. No geral o game se comportou muito bem e a trilha sonora condiz com o conteúdo apresentado,  seguindo uma vibe nostálgica com sons que arremetem aos games da geração 16bit.

Inscryption é um excelente game para amantes de cardgame, ainda mais se este amante curte uma história interessante e envolvente, pois, ao passar do tempo, você vai aprendendo mais sobre como e o porquê você está neste lugar que se assemelha à um purgatório e caso você curta um roguelike que te força a aprender a jogar e não se frustra com o fracasso, então é um jogo indispensável para sua biblioteca.

Prós:

  • Gameplay divertido e viciante
  • Mistura gêneros e faz com excelência
  • Legendas em PT-BR

Contras:

  • Dificuldade pode afastar jogadores
  • Falta de dublagem (uma dublagem mesmo em inglês deixaria o game muito mais imersivo)

Nota final: 9,0/10

Inscryption está disponível para PC, Linux e MAC através do Steam.

Leia mais sobre: Inscryption.