The King of Fighters ’98 Ultimate Match Final Edition | Review

2 semanas atrás
87

Lançado em dezembro de 2014, THE KING OF FIGHTERS ’98 ULTIMATE MATCH FINAL EDITION, é sem sombra de dúvidas a versão definitiva da maravilha que foi KOF 98, trazendo toda nostalgia de quem viveu na época dos fliperamas.

O jogo em sí, permanece praticamente o mesmo, com algumas singelas modificaçôes, com fases reformuladas e com a adição do modo ULTIMATE junto aos clássicos ADVANCED e EXTRA, na tela de seleção de personagens.

O gráfico dos modelos dos personagens são os mesmos, porém, é possível no menu de configurações adicionar filtros, os quais você consegue adicionar efeitos de tvs CRT (tubo), clarear ou escurecer os personagens, suavizar bordas,, adicionar molduras nas laterais, etc. São mudanças simples, porém, algumas agradarão aos jogadores.

Alternativa Nerd/Reprodução

Falando dessas molduras laterais, nota-se que o jogo por ter sido portado de outra plataforma mais antiga, o mesmo não foi projetado para os televisores atuais widescreen e ultrawide, pois, caso você remova essas molduras, o jogo simplesmente estica a imagem, e os personagens e cenário são levemente distorcidos (o que ao meu ver é desagradavel de se observar, então eu prefiro jogar com as molduras e manter a tela no aspecto original 4:3).

Alternativa Nerd/Reprodução
Alternativa Nerd/Reprodução

No quesito de som e jogabilidade, o jogo se mantém inalterado, o que não é ruim, já que KOF 98, é um dos meus favoritos (ficando atrás apenas do 97 e 2002, na minha humilde opinião). Com movimentos rápidos e precisos, além de uma ótima compatibilidade com controles, testei com controle de XBOX e Nintendo Switch sem precisar de nenhuma gambiarra, no caso do controle de XBOX o HUD do game mostra os respectivos botões X,A,B,Y, já no controle de Nintendo Switch o HUD é de botões genéricos como por exemplo CHUTE FRACO, CHUTE FRACO, SOCO FRACO, SOCO FORTE, etc.

Alternativa Nerd/Reprodução

O modo online é um diferencial interessante, pois, caso você seja um jogador competitivo, terá muitas horas para jogar e desbravar esta modalidade, agora se você é um jogador casual, recomendo passar longe, pois, terão partidas que você sequer conseguirá bater, pois, existem jogadores que são casca grossas e não terão freios na hora de passar o caminhão por cima de você com uma sequencia de golpes intermináveis. Em nossos testes, as partidas no modo online (casual) funcionaram muito bem com input lag praticamente imperceptíveis, e o tempo para encontrar adversários foram muito rápidos, em si foi uma experiência bastante satisfatória. Infelizmente, não posso dizer o mesmo de partidas ranqueadas, pois, os tempos para encontrar competidores foi bastante demorado, cerca de 3 minutos ou mais para achar oponentes.

Alternativa Nerd/Reprodução

Como dito nessa breve análise, o jogo em si não traz grandes novidades, porém, as que vieram são muito bem vindas, principalmente pelo modo online para quem é fã de jogos de luta, além disso, o jogo agora conta com conquistas, e para aqueles caçadores de desafios, é uma ótima pedida, agora para os jogadores que estão procurando algo realmente novo e inovador, este não é o caso, pois, por se tratar de uma versão definitiva de algo já existente, ele é apenas uma adição ao grandioso KOF 98, e por um bom preço vale a pena sim ter ele em sua biblioteca!

Prós:

  • Compatibilidade com controles atuais
  • Mantém jogabilidade original
  • Legendas em PT-BR

Contras:

  • Modo online ainda sofre com falta de jogadores no modo ranqueado
  • Poderia ter melhorias de compatibilidade com monitores widescreen sem a necessidade de bordas

Nota final: 8,0/10

The King of Fighters ’98 Ultimate Match Final Edition encontra-se disponível para PC (via Steam).

Leia mais sobre: King of Fighters.