A Paciente Silenciosa | Resenha Crítica do Livro de Alex Michaelis!

“Quando penso em Alicia, só me vêm escuridão, profundezas, tristeza.

Silêncio.”

 

Quando pensamos no tema thriller logo recordamos de obras mais conhecidas, tais como: Caixa de Pássaros, O Silêncio dos Inocentes, A Última Festa, A Garota do Lago e entre muitos outros que ficaram marcados por seus escritores já conhecidos no mercado ou por suas adaptações cinematográficas. Porém, nem todas elas possuíam uma ligação tão forte que quando lemos já conseguimos imaginar uma adaptação digna de Hollywood quanto a obra de literatura de Alex Michaelides. 

Como de costume nesse tipo de tema, o autor aborda assuntos que podem causar alguns tipos de gatilhos em leitores mais sensíveis, principalmente nas cenas de gore nas quais Mechaelides traz uma descrição em alguns momentos cheios de detalhes. Não apenas nesta parte, como naquelas que falam sobre a importância de fazer terapias e como algumas pessoas da área de saúde mental se comportam com a falta de ética dentro de instituições que não levam a sério o comprometimento com seus pacientes.

Alex Michaelides não conta a história de forma linear, pois o enredo é contado por sua maioria pela visão de Theo, o psicoterapeuta que cuida da protagonista e a outra parte é pelos registros que a jovem pintora, Alicia realizou em seu diário, já que não conseguia se expressar falando. Não que o psicoterapeuta é um péssimo protagonista, mas fica muito maçante a parte que ele diz querer salvá-la, mas em todos os momentos ele começa a projetar seus problemas pessoas na jovem que está há anos sem dizer uma palavra sequer após o assassinato brutal de seu marido.

Em alguns momentos notamos o quão machista, abusivo e obsessivo Theo consegue ser. Mas ele tenta fugir desse jeito, afinal, tudo leva a crer que o psicoterapeuta possui este caráter e personalidade devido aos diversos abusos que sofreu de seu pai durante a infância, assim como Alicia. A diferença crucial entre a pintora e o psicoterapeuta é que o rapaz projeta seus traumas nos outros, enquanto Alicia resolveu usar todos seus traumas e medos contra si mesma, muitas vezes retratadas em suas pinturas.

O autor não tem interesse em correr com as pistas e desvendar os pontos que levantou desde o inicio, afinal, os principais investigadores e detetives não são aqueles que estão sendo apresentados durante o decorrer da obra, mas sim, aqueles que estão lendo a obra. Os próprios leitores.

 

“A terapia literalmente tinha salvado minha vida.” 

 

thriller foi bem desenvolvido principalmente por conseguir fazer um bom balanceamento entre o mistério de Alicia Gabriel no qual envolve vários aspectos e cenários que se remetem o mundo que envolvia ambos, e o drama emocional que os personagens carregam e estão sempre sendo expostos para que eles possam enfrentar seus passados conturbados.

A obra é construída em cima da carga emocional dos dois protagonistas e como a vida deles se interlaçam com a tragédia grega Alceste do poeta grego Eurípedes. Afinal: Mas por que ela não fala? 

A capa do livro A Paciente Silenciosa

 

A escrita de Alex Michaelides é astuta, fazendo que os leitores fiquem ávidos para saber o que trará no capítulo seguinte e por ser um livro que não se estende em muitas páginas, é algo que conseguimos consumir em apenas um dia. Como A Paciente Silenciosa é sua obra de estreia no mundo dos livros, achamos que pode ser algo mais calmo, porém, ele não teve medo de expor qual é sua assinatura na escrita.

O livro é carregado de plots twists e cenas que nos fazem questionar como algumas pessoas aceitam ser tratadas de um jeito tão desumano, apenas aceitando as cargas excessivas, os segredos que todas as famílias carregam e escondem um dos outros. Michaelides faz isso de propósito para prender aqueles que resolveram entrar de cabeça nesse mistério tão intrigante.

 

Temos como sinopse oficial:

Alicia Berenson tinha uma vida perfeita. Ela era uma pintora famosa casada com um fotógrafo bem-sucedido e morava numa área nobre de Londres que dá para o parque de Hampstead Heath. Certa noite, Gabriel, seu marido, voltou tarde para casa depois de um ensaio para a Vogue, e de repente a vida de Alicia mudou completamente…

Alicia tinha 33 anos quando deu cinco tiros no rosto do marido, e ela nunca mais disse uma palavra.

A recusa de Alicia a falar ou a dar qualquer explicação transforma essa tragédia doméstica em algo muito maior – um mistério que atrai a atenção do público e aumenta ainda mais a fama da pintora. Entretanto, enquanto seus quadros passam a ser mais valorizados que nunca, ela é levada para o Grove, um hospital psiquiátrico judiciário na zona norte de Londres.

Enquanto isso, Theo Faber é um psicoterapeuta forense que espera há muito tempo por uma oportunidade de trabalhar com Alicia. Ele tem certeza de que é a pessoa certa para lidar com o caso. No entanto, sua determinação para fazê-la falar e desvendar o mistério de por que ela atirou no marido o arrasta para um caminho tortuoso que sugere que as raízes do silêncio de Alicia são muito mais profundas do que ele jamais poderia imaginar.

Porém, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?

 

 

A Paciente Silenciosa do autor Alex Michaelides publicado e traduzido pela Editora Record, podendo ser encontrado em diversas plataformas onlines e livrarias no território brasileiro.

Sair da versão mobile