Dia do Mundial do Rock | Saiba o que esta data representa

3 anos atrás
677

Hoje é dia mundial do Rock, um grande gênero da música e rodeado por milhões e milhões fãs pelo mundo todo, com inúmeras bandas, inúmeros estilos, inúmeras histórias. Se ficássemos contando a história, certamente teria umas 500 páginas essa notícia, então para resumirmos um pouco, vamos analisar separadamente o que o rock nos proporcionou:

Não se tem uma exatidão, mas o rock como estilo, ficou mais notável no final da década de 40 como uma mistura de Blues, R&B, Folk, Country, entre outros. Basicamente com a presença marcante de instrumentos elétricos, entre elas, a principal, guitarra.

Elvis Presley tinha um estilo muito icônico, Jimi Handrix mito supremo, Eric Clapton é uma voz marcante com um solo marcante. Todos são rock, mas cada um no seu estilo…

 

Agora, é notável até pra quem não viveu, como eu, que os anos 70, 80 e 90 foram as décadas do Rock. De 1980 em diante, nossos ouvidos foram cada vez mais bem (ou mal) acostumados, pois AC/DC, Guns n’Roses, Iron Maiden, Judas Priest, Deep Purple, Black Sabbath, Red Hot Chilli Peppers, Nirvana, Motörhead, e uma porrada de outras bandas que não convém ficar listando aqui para não encher a página só de nome foram a trilha sonora de uma geração inteira, e inclusive futuras gerações sem prazo de validade Também tivemos um marco no rock nacional, especialmente o BOOM de Brasília, com Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude. Além de Titãs, e várias bandas de garagem que seguiram a moda da época.

 

Não podemos deixar de lado o Punk, Ramones, Green Day, Reel Big Fish, The Offspring, entre muitos outros. Mas minha homenagem especial vai para três bandas de rock nacional que sacudiram os anos 90 e continuam tendo fãs até hoje: Charlie Brown Jr, Raimundos e O Rappa. Quem ouve sabe, são três gigantes que deixaram um grande legado no cenário nacional.

O Rappa é uma banda do Rio de Janeiro em que o vocalista é Marcelo Falcão, é muito conhecido desde os primeiros discos pelo subúrbio carioca, as letras retratam esse lado mais carente do Brasil, afinal, somos uma país de 3º Mundo e algumas letras são realidades que não gostamos muito de ouvir e muito menos de viver. Marcelo Falcão virou vocalista da banda após o grupo anunciar num jornal local que precisava de um vocalista novo. Que sorte hein!

 

 

Raimundos é um reflexo nordestino de Ramones, estilo punk, algumas músicas são as mesmas que Ramones só que outras letras, o próprio nome é um Ramones nordestinês, eu queria ver uma banda com a audácia deles tentando fazer sucesso hoje em dia, porque contém letras explícitas, machistas e bem sexistas, com tantos mimimis da vida, fico muito triste de saber que está cada vez mais raro aparecer um sucessor de Raimundos.

 

 

Charlie Brown Jr é fenomenal, sem palavras para o saudoso Alexandre Magno Abraão, vulgo Chorão. “Esse cara compôs uma parte da minha adolescência, uma trilha sonora de uma parte da minha adolescência e eu devo muito a ele, por isso!” – Faço destas palavras, ditas pelo próprio Chorão, minhas palavras para ele mesmo. Não é apenas rock, CBJr é único pelo simples fato de ser uma banda rock-rap-reggae. SENSACIONAL.

 

 

FILMES:

Agora que já fizemos nossa singela homenagem às bandas, vamos a alguns cartazes de filmes que contém um estilo Rock ‘n’ Roll para você curtir e assistir. Eu não vou postar sinospe nem comentar sobre o filme, porque podemos sim julgar estes filmes pela capa!!!!

 

Somos tão jovens

 

 

 

Aconteceu em Woodstock

 

 

Quanto mais idiota melhor

 

 

 

The Runaways: Garotas do Rock

 

 

 

 

Quase famosos

 

 

 

Rock’n’rolla

 

 

ANIMES:

Por fim, é claro que a indicação de animes de rock não poderia faltar aqui, seguem algumas sugestões para maratonarem à vontade!!!!

Legend of Black Heaven

Após viver uma época de ouro como guitarrista da banda Black Heaven, a vida de Tanaka Oji é marcado como monótona e sem graça. Mas, suas orações foram atendidas por alguém de fora do planeta e descobre que seu som é uma fonte alienígena. Que doidera parsa, tem apenas 13 episódios.

Beck

Com certeza, é o anime Nº1 sobre Rock. Narra a história de uma banda composta por 5 jovens, o mais interessante é que mostra as dificuldades e obstáculos que uma banda precisa passar para poder obter sucesso…Possui 26 episódios e um filme live-action.

Nana

Duas garotas que possuem o mesmo nome se tornam amigas, mas de igual é apenas o nome, pois suas personalidades é algo totalmente oposto. Estilo a gótica antissocial e a princesinha amorosa. Possui 47 episódios.