Continuando a história de Diablo. Se você não leu a segunda parte, corre lá conhecer.
Atributos
A evolução dos personagens se dá por uma distribuição de pontos em 4 atributos diferentes. A cada nível o jogador ganha 5 pontos para distribuí-los da forma que quiser. Os atributos são:
- Força (Strength): Cada ponto distribuído, aumenta o dano causado por combate melee. Atributo necessário para equipar armaduras e armas mais avançadas.
- Destreza (Dexterity): Aumenta as chances de atingir o inimigo, e diminui as chances de um ataque inimigo atingir o jogador. Também afeta o dano causado por armas de longa distância (apenas para a Rogue). Arcos exigem uma pontuação mínima de destreza para que possam ser equipados.
- Vida (Vitality): Aumenta a quantidade de vida (HP) que o personagem tem. Também determina o quanto de dano um monstro precisa dar para que o personagem fique paralisado (stun).
- Magia (Magic): Aumenta a quantidade de mana que o personagem tem. E também altera os status das magias, aumentando o dano ou a duração da magia. Livros (spellbooks), cajados e scrolls necessitam de um número mínimo de Magic para serem usados.
Fonte: https://www.bichosgeeks.com/diablo-gameplay-e-mecanicas/
Apesar de ter 3 classes iniciais é possível moldar cada uma da forma que o jogador quiser, como por exemplo: Um Warrior capaz de usar diversas magias, ou um Sorcerer capaz de usar machados para maior dano físico. Ao contrário de outros jogos onde cada classe tem sua própria árvore de melhoria.
Entretanto as classes apresentam algumas diferenças na sua construção. Por exemplo, o Warrior pode ter o máximo de 250 de força, a Rogue tem 250 em destreza, e o Sorcerer tem como atributo maximizado a magia, também alcançando 250 pontos.
O jogador também conta com estatísticas cedidas não só pelos atributos, mas pelas armas e armaduras que encontra por aí. Elas podem afetar a defesa e o ataque do personagem. Além da Vida e da Mana, o jogador também conta com:
- Chance to Hit (Chance de Acerto): Afeta a chance que ataques físicos têm de acertar o alvo inimigo.
- Armor Class (AC): É a quantidade e qualidade da armadura. Adiciona um número para o cálculo de dano tomado pelo golpe do inimigo, reduzindo a quantidade.
- Damage (Dano): Representa a um número correspondente à quantidade de dano causado por um ataque ao inimigo.
- Resist Fire, Resist Lightning, Resist Magic: A porcentagem de chances que um personagem tem para resistir a um ataque dos respectivos elementais mágicos (fogo, trovão ou mágico). Apesar de alguns inimigos possuírem imunidades totais, o jogador nunca conseguirá passar dos 75% de resistência.
Os personagens também têm chances de aumentar e diminuir atributos e estatísticas através de altares (shrines) encontradas espalhadas pelo mapa do jogo. Além do próprio equipamento adquirido, como dito anteriormente.
Itens
Grande parte da sensação de recompensa do jogo para o jogador, além da melhoria do personagem, também vem do resultado dos itens encontrados durante a exploração do personagem no labirinto da catedral de Tristram. Além dos itens comuns como gold e potions para o personagem restaurar a mana e a vida, Diablo também conta com outros itens:
- Scrolls: Os scrolls são usados para soltar uma certa magia disponível por ele. Itens de uso único, podem ser encontrados durante a exploração. Para soltar a magia o personagem deve ter um número mínimo no atributo de Magic. As magias podem ir desde magias de ataque, até as de proteção e buff do personagem. O scroll mais comum é o Town Portal.
- Elixirs: Os elixirs aumentam um ponto de um atributo do personagem permanentemente. Pode ser encontrado com o nome de “Elixir of [nome do atributo]”.
- Spellbooks: São tomos de magia que, se o personagem possuir o mínimo de pontos de Magic requisitados, podem ser lidos e o personagem aprende aquela magia permanentemente. Diferente dos scrolls, onde o personagem apenas lança a magia, mas não a aprende. Existem spellbooks com magias de diversos níveis e, ao repetir o processo, a magia é fortificada.
Fonte: https://www.bichosgeeks.com/diablo-gameplay-e-mecanicas/
O jogo conta também com um número gigantesco de equipamentos para o personagem, indo de armas e armaduras até anéis e colares, cada qual com uma estatística diferente randômica e um nível de raridade dos tipos:
- Normal: Os itens do tipo Normal possuem um texto de descrição branco. São itens comuns encontrados regularmente durante o jogo. Possuem um valor de venda baixo, e quase não vem com estatísticas especiais para a melhoria do personagem.
- Magic: Itens do tipo Mágicos, são um pouco mais incomuns que os itens normais. Possuem seu texto de descrição em um tom azul. Vêm com algumas estatísticas para a melhoria do personagem.
- Unique: Os itens do tipo Unique são muito raros e únicos. Podem conter mais de 6 atributos para melhorias do personagem. Alguns deles não são apenas únicos em seus atributos, mas também em sua aparência, se destacando dos outros itens encontrados pelos jogos. O texto de descrição do item vem em uma cor dourada. (No caso do Playstation, caso o jogador salve apenas o personagem, ele perde o item único)
Prefixos e Sufixos
As armas do tipo Magic também contam com prefixos e sufixos para diferenciar seus atributos e tipos. Como por exemplo: As armas com o sufixo “Zodiac” melhoram os atributos do personagem em 16 a 20 pontos. Também é possível encontrar armas com o sufixo “of the whale” (adiciona 13 pontos pro atributo de vida), “of perfection” (adiciona 10 pontos de destreza), e até os prefixos “Holy” (que adiciona uma porcentagem na Armor Class), “Hydra’s” (aumenta em 10 pontos o atributo de mana) e afins. Cada qual contribui com uma melhoria específica nos status ou nos atributos dos personagens. Então é capaz que você encontre uma armadura de nome “Holy armor of perfection” que adiciona uma porcentagem na AC do personagem e ainda mais 10 pontos de destreza.
Esse tipo de associação dos nomes a atributos é icônica da série Diablo.
Fonte: https://www.bichosgeeks.com/diablo-gameplay-e-mecanicas/
Os Monstros
Os monstros são divididos de acordo com seus mestres:
- Os followers of Mephisto, o Senhor do Ódio, são os undead (esqueletos e zumbis), os animais corrompidos (cujas formas e membros retorcidos os deixam em eterna agonia e raiva), e os Magma Demons gerados pelo derramamento do sangue de Mephisto no inferno.
Undead – Esqueleto
Fonte: https://www.diablo3-esp.com/galerias/Diablo1/diablo1-9.html
Undead – Zumbi
Fonte: https://diablo.fandom.com/wiki/Zombie
- Os followers of Baal, o Senhor da Destruição, são criaturas que buscam a ruína do universo material e a manifestação de caos. Algumas delas incluem os Fallen Ones, Goatmen and Poison Spitters.
Fallen One
Fonte: https://diablo.fandom.com/wiki/Fallen_One
Goatmen
Fonte: https://diablo2.diablowiki.net/D1_Goatmen_Bosses
Poison Spitters
Fonte: https://diablo.fandom.com/wiki/Spitting_Terror
- Os minions of Diablo, o Senhor do Terror, correspondem a todos os medos dos homens em uma forma corpórea. Eles atacam suas vítimas pelas sombras, especialmente se elas demonstrarem fraqueza.
Minions
Fonte: https://i.ytimg.com/vi/x_-V2KPTLtc/maxresdefault.jpg
Esses monstros também são divididos em três grupos distintos, cada qual com sua resistência e força:
- Animais (Animals): São fracos contra ataques de espadas, e mais resistentes a ataques de porretes (blunt/club).
Inseto / Animals
Fonte: https://www.wowhead.com/gallery=1795/diablo-creatures-part-1
- Demônios (Demons): Tomam a mesma quantidade de dano de todos os tipos de armas.
Demons
Fonte: https://www.mobygames.com/images/promo/original/1499079044-1167068293.png
- Mortos-Vivos (Undead): São fracos contra ataques de porretes (blunt/club), e tomam menos dano de ataques vindos de espadas e cortes. São os únicos vulneráveis à magia Holy Bolt.
Durante o gameplay o jogador pode (ou não) encontrar alguns monstros únicos pela dungeon também. Alguns de destaque são:
- Butcher: Um overlord que mutila todas as vítimas que Lazarus atraí para a catedral. Ele aparece em todas as instâncias do multiplayer, mas não em todos os singleplayer.
Fonte: https://www.artstation.com/artwork/ZdxgG
- Skeleton King: Rei Leoric, após sua morte, foi amaldiçoado e com poderes necromantes, vaga pelo labirinto da catedral, atacando quem passar por lá. Acessado em um sub-nível (fora do mapa principal do labirinto). Também não aparece em todos os singles.
Fonte: https://www.scalarwaveimprinting.com/diablo-1-king-leoric
- Gharbad the Weak: O goat-man. Extremamente fraco, suborna o jogador para não morrer (mas sempre chega a um ponto em que ataca o jogador.)
Fonte: https://mod.diablo.noktis.pl/doc/Documentation_-_DIABLO_1_HD_%28Belzebub%29_v3.0/6_Quests.html
- Snotspill: Um pequeno demônio que roubou a placa da taverna da cidade de Tristram. Pede para o jogador se livrar de uns demônios maiores, para em troca, devolver a placa. Acaba invocando outros demônios e ataca o jogador.
Fonte: https://www.hiveworkshop.com/media/snotspill.127793/
Aqui acaba a terceira parte da história de Diablo 1, na próxima e última parte, conheça os personagens que ajudaram nossos heróis nessa aventura!