Redfall é o novo jogo da Arkane, o estúdio por trás de Prey e Dishonored, mas não espere encontrar a mesma criatividade e complexidade desses títulos. Redfall é um jogo de tiro em mundo aberto com elementos de RPG, onde você pode escolher entre quatro personagens com habilidades especiais e enfrentar uma invasão de vampiros em uma cidade isolada. O jogo pode ser jogado sozinho ou em cooperativo, mas em ambos os casos, você vai se deparar com missões repetitivas, combates sem graça, problemas técnicos e uma história fraca. Redfall é um jogo que promete muito, mas entrega pouco. Nesta análise, vou explicar por que Redfall é uma decepção para os fãs da Arkane e para os amantes de jogos de ação e aventura.
Ambientação
Redfall se passa em uma cidade fictícia da Nova Inglaterra, chamada Redfall, que foi tomada por vampiros e seus seguidores humanos. Os vampiros usaram sua magia negra para bloquear o sol e o mar, criando uma muralha de trevas e água ao redor da cidade. Você faz parte de um grupo de sobreviventes que se refugiou na estação de bombeiros e que tenta combater os vampiros e descobrir o que está por trás do fenômeno. A ambientação do jogo é um dos seus pontos fortes, pois cria uma atmosfera sombria e gótica, com cenários variados e detalhados, como portos de pesca, lojas de discos, fazendas e mansões. O jogo também tem um estilo visual estilizado, que lembra um pouco Fortnite, mas com mais sangue e violência.
O problema é que a ambientação não é bem aproveitada pela narrativa e pela jogabilidade, que são superficiais e genéricas. A história é contada por meio de diálogos entre os personagens e de documentos espalhados pelo cenário, mas não consegue envolver o jogador nem criar um senso de urgência ou de mistério. Os personagens são caricatos e sem carisma, e suas habilidades não têm muita relação com a temática do jogo.
A jogabilidade é baseada em missões repetitivas e desinteressantes, que consistem em coletar itens, ativar dispositivos, eliminar inimigos ou proteger locais. Os combates são monótonos e previsíveis, com pouca variedade de armas, inimigos e estratégias. A ambientação de Redfall é desperdiçada por um jogo que não sabe explorar seu potencial nem oferecer uma experiência divertida e imersiva.
Jogabilidade
Redfall é um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos de RPG, que pode ser jogado sozinho ou em cooperativo com até três amigos. Você pode escolher entre quatro personagens, cada um com três habilidades únicas e um estilo de combate diferente. Devinder é um criptozoólogo que pode se teletransportar e atirar um dardo elétrico; Jacob é um mercenário que pode ficar invisível e invocar um corvo marcador; Layla é uma hacker que pode controlar drones e criar campos de força; e Remi é uma ex-militar que pode curar aliados e lançar granadas. As habilidades dos personagens são interessantes, mas não muito originais, e nem sempre combinam bem entre si. Além disso, elas têm um tempo de recarga muito longo, o que limita seu uso durante os combates. As armas do jogo são as típicas de um jogo de tiro, como pistolas, escopetas, rifles e metralhadoras, mas com alguns toques sobrenaturais, como balas de prata ou munição explosiva. As armas têm diferentes níveis de raridade e podem ser melhoradas com mods que alteram seus atributos.
O problema é que as armas não são muito satisfatórias de usar, pois têm um som fraco e um recuo inconsistente. Além disso, elas não têm muita personalidade nem se diferenciam muito entre si. Os inimigos do jogo são basicamente vampiros e cultistas, que variam em tamanho, aparência e comportamento. Os vampiros são mais rápidos e fortes, e podem usar poderes como telecinese ou invisibilidade. Os cultistas são mais fracos e burros, mas podem usar armas de fogo ou explosivos.
Os inimigos têm uma inteligência artificial medíocre, que os faz agir de forma previsível e suicida. Eles também se repetem muito ao longo do jogo, sem apresentar muita diversidade ou desafio. Os combates do jogo são tediosos e cansativos, pois envolvem apenas atirar nos inimigos até eles morrerem, sem exigir muita estratégia ou criatividade. O jogo também tem alguns chefes, que são vampiros mais poderosos e resistentes, mas que não são muito memoráveis nem divertidos de enfrentar.
A jogabilidade de Redfall é monótona e frustrante, pois não aproveita as habilidades dos personagens nem a ambientação do jogo para criar situações variadas e empolgantes.
Gráficos
Redfall tem um estilo visual estilizado, que lembra um pouco Fortnite, mas com mais sangue e violência. O jogo tem cenários variados e detalhados, que criam uma atmosfera sombria e gótica, com destaque para o efeito da muralha de água que cerca a cidade. O jogo também tem alguns efeitos visuais interessantes, como o brilho dos olhos dos vampiros ou as explosões de sangue. No entanto, o jogo também tem muitos problemas gráficos, que prejudicam sua qualidade e imersão.
O jogo tem texturas borradas e sem nitidez, que fazem o jogo parecer datado e mal acabado. O jogo também tem problemas de iluminação e sombras, que são inconsistentes e artificiais. O jogo também tem muitos bugs e glitches, que fazem os personagens atravessarem paredes, ficarem presos no cenário ou desaparecerem do nada. O jogo também tem problemas de otimização, que causam quedas de framerate, travamentos e telas de carregamento demoradas. O som do jogo é outro aspecto que deixa a desejar.
O jogo tem uma trilha sonora genérica e esquecível, que não combina com a temática do jogo nem cria uma tensão ou emoção. O jogo também tem efeitos sonoros fracos e sem impacto, que não transmitem o peso das armas nem o perigo dos inimigos. O jogo também tem uma dublagem ruim e sem sincronia labial, que torna os diálogos dos personagens artificiais e irritantes. Os gráficos e o som de Redfall são decepcionantes e problemáticos, pois não fazem jus ao potencial do jogo nem à capacidade do Xbox Series X.
Replay
Redfall é um jogo que tenta incentivar o jogador a repetir sua campanha, seja para experimentar os diferentes personagens e suas habilidades, seja para coletar armas e equipamentos mais poderosos, seja para jogar em cooperativo com outros jogadores. No entanto, o jogo não consegue oferecer um fator replay satisfatório, pois sua campanha é curta e linear, suas missões são repetitivas e desinteressantes, seus combates são monótonos e frustrantes, e seu cooperativo é limitado e problemático. O jogo não tem nenhum modo de jogo adicional, como um modo horda ou um modo versus, que pudesse aumentar sua longevidade e diversidade. O jogo também não tem nenhum sistema de progressão ou personalização dos personagens, que pudesse dar mais sentido à coleta de itens e à melhoria das habilidades. O jogo também não tem nenhum desafio ou recompensa que estimule o jogador a aumentar a dificuldade ou a completar objetivos secundários. O fator replay de Redfall é baixo e insuficiente, pois o jogo não tem conteúdo nem qualidade suficientes para manter o interesse do jogador por muito tempo.
Prós
- Ambientação sombria e gótica, com cenários variados e detalhados
- Estilo visual estilizado, que lembra um pouco Fortnite, mas com mais sangue e violência
- Habilidades dos personagens interessantes, mas não muito originais
- Possibilidade de jogar em cooperativo com até três amigos
Contras
- Jogabilidade monótona e frustrante, com missões repetitivas e desinteressantes, combates sem graça e sem desafio, e pouca variedade de armas, inimigos e estratégias
- História fraca e sem envolvimento, com personagens caricatos e sem carisma
- Gráficos decepcionantes e problemáticos, com texturas borradas e sem nitidez, problemas de iluminação e sombras, bugs e glitches, e problemas de otimização
- Som ruim e sem impacto, com trilha sonora genérica e esquecível, efeitos sonoros fracos e sem impacto, e dublagem ruim e sem sincronia labial
- Fator replay baixo e insuficiente, sem conteúdo nem qualidade suficientes para manter o interesse do jogador por muito tempo
Considerações finais
“Redfall é um jogo que tinha tudo para ser um sucesso, mas que acabou sendo uma decepção. O jogo não faz jus ao talento da Arkane nem ao potencial do Xbox Series X, e entrega uma experiência superficial e genérica, que não se destaca em nenhum aspecto. Redfall é um jogo que promete muito, mas entrega pouco. É um jogo que pode até divertir por algumas horas, mas que logo perde a graça e o sentido. Redfall é um jogo que não vale a pena jogar, nem mesmo pelo Game Pass.”.
Nota final: 4/10
Redfall já está disponível para Xbox Series X|S e PC.
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