O mundo da cultura pop está de luto. Perdemos ontem (29) uma das atrizes mais talentosas e versáteis da nossa dramaturgia: Jandira Martini. Ela nos encantou com seus personagens marcantes em novelas, filmes, séries e peças de teatro. Quem não se lembra da Zoraide, a fiel escudeira de Jade em O Clone? Ou da Teodora, a matriarca da família Abdala em Sassaricando? Ou ainda da Salomé, a mãe da vilã Celeste em Morde & Assopra?
Jandira Martini nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, e começou sua carreira no teatro, onde se formou pela Escola de Arte Dramática da USP. Foi lá que conheceu seu grande amigo e parceiro de trabalho, Marcos Caruso, com quem escreveu, dirigiu e atuou em diversas peças, como Porca Miséria, que lhes rendeu um prêmio Shell em 1993.
Na TV, Jandira estreou na Globo em 1987, com a novela Sassaricando, que foi um sucesso de audiência e crítica. Depois, migrou para a Manchete, onde protagonizou e roteirizou a novela Ana Raio e Zé Trovão, um fenômeno do horário nobre. Nos anos 90, trabalhou no SBT, em novelas como Éramos Seis, Sangue do Meu Sangue e Brava Gente.
Em 2001, voltou para a Globo, onde fez papéis memoráveis em novelas como Os Maias, O Clone, A Casa das Sete Mulheres, América, Caminho das Índias, Morde & Assopra e Salve Jorge. Seu último trabalho na TV foi em 2014, na novela Boogie Oogie.
No cinema, Jandira também mostrou sua versatilidade, atuando em filmes de diferentes gêneros, como Uma Escola Atrapalhada, Olga, O Homem que Desafiou o Diabo e Uma Pitada de Riso, seu último filme, lançado em 2022.
Jandira Martini nos deixou aos 78 anos, após uma longa luta contra um câncer de pulmão. A notícia foi confirmada pelo seu amigo Marcos Caruso, que fez uma emocionante homenagem à atriz no Instagram: “Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida”.
Nós, da Alternativa Nerd, também prestamos nossas condolências à família, aos amigos e aos fãs de Jandira Martini, uma atriz que nos deu muitas alegrias e que fará muita falta na nossa cultura pop.










