Jogos do gênero Metroidvania

6 meses atrás
542

Jogos do gênero Metroidvania geralmente são jogos de ação/aventura (que podem ter influências de RPG), indies, 2D (side-scroller), e oferecem uma dinâmica em mundo aberto, com ênfase na exploração do mapa, áreas ocultas que desbloqueiam novas missões e conquistas.

 

O primeiro jogo do estilo se chama Xanadu: Dragon Slayer II. Xanadu é um jogo estilo RPG de ação para computadores, com combates em tempo real, e introduziu também elementos que mudam o visual do personagem. Um jogo revolucionário, que quebrou recorde de vendas no Japão e inspirou diversos outros jogos como The Legend of Zelda.

 

Em 1986 chegou Metroid, para a plataforma NES (Nintendo Entertainment System), jogo que deu início à série que até os dias de hoje é considerada uma das maiores. Mas foi somente em 1994 com o lançamento de Super Metroid que o gênero Metroidvania se tornou referência de um estilo novo.

 

Metroid acompanha a caçadora de recompensas Samus Aran (uma das primeiras e melhores personagens femininas dos games) em um cenário futurista de ficção científica. Conforme o andamento da história, Samus vai ganhando força, e descobrindo novos lugares para explorar.

 

O termo Metroidvania se concretizou em 1997 com o lançamento de Castlevania: Symphony of the Night. Apesar do estilo já ter aparecido em outros jogos, foi em SOTN que ele foi consolidado, tornando-se o pioneiro de todo um gênero próprio.

 

Abaixo você confere uma lista com 10 jogos do gênero Metroidvania:

Super Metroid e Castlevania: Symphony of the Night não estão nesta lista

 

Hollow Knight

 

Dead Cells

 

Dandara

 

Ori and the Will of the Wisps

 

Bloodstained: Ritual of the Night

 

Guacamelee! 2

 

Gato Roboto

 

Yoku’s Island Express

 

Dust: An Elysian Tail

 

Blasphemous

 

Quais outros jogos do gênero Metroidvania mereciam estar nessa lista?

Leia mais sobre: Metroidvania